O Primeiro Gerador de Energia

No tempo de nossos avós, certamente a única fonte de energia que se conhecia era a base de velas e lampião, mas com o passar dos anos e com novas descobertas, surgiu a energia a base de pilhas e baterias, que revolucionaram, transformando a energia química em eletricidade. 

Em 1831, o inglês Michael Faraday inventou um sistema que era capaz de produzir energia elétrica a partir da energia mecânica, dando origem a um GERADOR DE ENERGIA .

O gerador de energia criado por Faraday era um disco de cobre que girava no campo magnético formado pelos poros de um ímã de ferradura, produzindo uma corrente elétrica contínua. Tal descoberta foi fundamental para o desenvolvimento de nosso sistema de energia elétrica, e foi de onde surgiu os geradores, que ao passar dos anos foram sendo aperfeiçoados, ganhando avanços juntamente a tecnologia e a ajuda de outros cientistas, transformando os geradores em algo confiável e com um excelente funcionamento, sendo capaz de levar energia com um padrão elevado.

Atualmente existem diversos tipos de geradores de energia, mas, os mais utilizados ainda são os capazes de gerar energia elétrica por meio da queima de combustível. Hoje você consegue encontrar geradores movidos a óleo diesel, gasolina e gás natural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Posts Relacionados

Descubra como o retrofit no setor energético pode transformar a eficiência da sua operação, reduzir custos e impulsionar a sustentabilidade. Uma modernização inteligente que fortalece indicadores ESG e torna o seu
05/12/2025 Normas e Segurança
A manutenção preditiva usa sensores, IoT e análise de dados para antecipar falhas, reduzir custos e manter operações contínuas. No artigo, entenda seu funcionamento, benefícios e como a WGL aplica a tecnologia.
05/12/2025 Artigos
Entenda quais são os principais erros cometidos por empresas na contratação de soluções de energia e saiba como evitá-los com decisões mais estratégicas, personalizadas e sustentáveis.
A evolução da digitalização da energia a partir do uso de sensores, da Internet das Coisas (IoT) e da automação estão mudando a forma como as empresas controlam seus sistemas elétricos. Esse movimento favorece se

Dúvidas, orçamentos, e projetos em geradores