Baixa, média e alta tensão: quais as diferenças?
Quando falamos em energia, logo vem em mente diversos termos associados à geração e a rede de transmissão. Um dos mais comuns é relacionado a baixa, média e alta tensão, padrões utilizados para denominar cada tipo de unidade consumidora.
Trata-se de uma classificação básica, que tem uma influência direta na forma que a eletricidade é distribuída no país. Ou seja, uma organização das tensões necessária para levar eletricidade a todo consumidor de uma maneira eficiente e segura.
Se você deseja esclarecer suas dúvidas sobre o assunto, vamos ajudar! Continue lendo este artigo e saiba mais sobre baixa, média e alta tensão!
O que é tensão elétrica?
A tensão é uma unidade medida em Volts (V) que mede a diferença de potencial elétrico na rede de transmissão entre dois pontos de um circuito. Popularmente falando, consiste na força necessária para mover, que cria a circulação da corrente.
O que é baixa, média e alta tensão?
Vimos que a tensão elétrica é a força que move a corrente nas linhas de transmissão e distribuição de energia. Sendo assim, essa força necessária para a condução da eletricidade até as unidades consumidoras é definida em baixa, média e alta.
Entenda abaixo qual o conceito de cada uma delas!
Baixa tensão
A eletricidade de baixa tensão são correntes consideradas de até 1000V, comuns em residências, comércios e empresas. A energia é transferida pela rede da concessionária e os transformadores ajustam a corrente para níveis 127 e 220V.
Média tensão
Redes de média tensão são aquelas que estão entre 1000 e 69000V, muito comuns em indústrias e empresas de maior porte. Nesse caso, as subestações de transformação aumentam a tensão para distribuir a unidades consumidoras específicas.
Alta tensão
Acima de 69000V, a alta tensão é a categoria mais elevada, que também compreende a Extra Alta Tensão, energia que sai da fonte geradora. A corrente é direcionada para as subestações, que mantêm a tensão alta e direcionam a consumidores específicos.
Para que serve essa classificação?
A classificação em baixa, média e alta tensão tem o objetivo de organizar toda a infraestrutura de distribuição de energia. Também é importante para garantir que a eletricidade que chega a um estabelecimento esteja compatível com as necessidades.
Em outras palavras, é uma forma para as distribuidoras avaliarem a tensão ideal conforme os equipamentos utilizados na unidade consumidora. Assim, a estrutura é dimensionada e promove um consumo seguro e eficiente da energia elétrica.
Como a tensão interfere na eficiência energética do gerador?
Os geradores de energia são soluções práticas e acessíveis para manter o fornecimento de eletricidade e viabilizar determinadas operações. Eles podem ser abastecidos com diferentes tipos de combustíveis, como diesel, gás e gasolina.
Disponível em diversos tipos no mercado, os geradores podem oferecer desde a baixa até a média e alta tensão. Quando utilizados da forma adequada para a necessidade da operação, proporcionam um uso eficiente da energia, independentemente da tensão.
Nesse sentido, é importante contar com um gerador de qualidade e apoio profissional para ter um bom desempenho nas operações. Portanto, compreender o tema é o passo inicial para utilizar os equipamentos com segurança e sem transtornos.
Gostou de saber o que é baixa, média e alta tensão? Se deseja continuar lendo conteúdos incríveis sobre inúmeros temas, não deixe de acompanhar a WGL nas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e no YouTube!
Deixe um comentário