Imagem representando a eficiência energética de um gerador de energia.

Como garantir a eficiência energética do seu gerador de energia

Sem dúvida, investir em gerador é uma decisão importante para empresas que buscam uma fonte de energia segura e econômica. Porém, para aproveitar o potencial máximo do equipamento é necessário garantir a sua eficiência energética. Ou seja, fazer com que ele produza a mesma quantidade gastando menos. 

Dessa forma, quando se utiliza um gerador eficiente, é possível reduzir os gastos com combustível, o que é especialmente relevante para empresas e indústrias que consomem grandes quantidades de energia.

Neste artigo, abordaremos os 5 principais passos para garantir a eficiência energética do seu gerador. Excelente leitura!

O que é eficiência energética?

Eficiência energética é a capacidade de um gerador produzir a mesma quantidade de energia usando menos combustível possível. Na indústria, onde o consumo é altíssimo, esse fator pode resultar em economias significativas.

Para você ter uma ideia, de acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a energia elétrica representa 40% dos gastos na produção industrial brasileira. Por esse motivo, é tão importante garantir que o seu gerador esteja operando de forma correta. 

Além da economia, a eficiência energética reduz os impactos ambientais, uma vez que diminui o uso de combustíveis fósseis no caso de geradores a diesel, bem como garante o bom funcionamento da máquina, aumentando a sua durabilidade.

5 passos para garantir a eficiência energética de um gerador de energia

A seguir, confira 5 medidas para aumentar a eficiência energética de um gerador a diesel: 

1. Avalie suas necessidades energéticas

O primeiro passo para garantir a eficiência energética é escolher o gerador de energia ideal para sua empresa. Por isso, antes de adquirir ou alugar o equipamento, é importante que você saiba o valor de potência adequado que ele deve ter para suprir as suas necessidades. 

Ao escolher o tamanho de gerador certo, você evita o desperdício de energia e combustível. Além disso, se você utilizar uma máquina de alta capacidade, mas acabar usando-o em baixa capacidade, isso também pode prejudicar a eficiência energética dele. 

2. Utilize combustível de qualidade

O combustível utilizado no gerador de energia é um fator importante para garantir sua eficiência energética. Insumo de baixa qualidade pode levar a problemas de funcionamento, aumentando o consumo e reduzindo sua vida útil.

Portanto, é importante utilizar combustíveis que atendam às especificações recomendadas pelo fabricante do gerador. Além disso, é importante armazená-lo de forma adequada, em locais secos e ventilados, para evitar a contaminação e garantir sua qualidade.

3. Faça as manutenções correta

Componentes danificados ou com prazo de validade vencido podem prejudicar significativamente o desempenho do equipamento. Por isso, fazer a manutenção de geradores é outro passo importante para manter a eficiência energética da máquina. Abaixo, listamos alguns cuidados importantes. 

  • Verifique o nível de óleo;
  • Veja o líquido de arrefecimento;
  • Inspecione o de cabos e conexões;
  • Confira as condições do filtro de óleo e de ar;
  • Faça a manutenção do sistema de arrefecimento;
  • Olhe as velas de ignição, entre outros.

Vale destacar que, tanto a manutenção preventiva quanto a preditiva e corretiva, devem ser feitas por uma empresa especializada, pois é um processo que exige um profundo conhecimento técnico.

4. Utilize o Quadro de Transferência Automática

Quadro de Transferência Automática (QTA) é um painel elétrico que permite o acionamento do grupo de geradores de forma automática quando há queda de energia da rede elétrica ou por outra necessidade, sendo essencial para continuidade da operação.

Além disso, o equipamento também faz o desligamento automático do gerador quando a energia da rede é restabelecida. Isso garante a eficiência energética, pois a máquina é acionada somente quando necessário.

5. Analise as instalações elétricas

Uma instalação elétrica inadequada pode levar a perdas de energia e, consequentemente, ao desperdício de combustível. Isso afeta diretamente a eficiência energética do gerador. Portanto, é importante que você faça uma análise do seu sistema elétrico para identificar possíveis problemas e corrigi-los se necessário.

Acompanhe as novidades da WGL nas redes sociais e fique por dentro do mundo da energia!

Ao seguir a WGL Soluções em Energia nas redes sociais, você não apenas terá acesso às últimas notícias e informações do mercado de energia, mas também receberá dicas valiosas para manter o seu equipamento em bom funcionamento e prolongar a sua vida útil.

Compartilhamos informações úteis e práticas que podem ajudar nossos seguidores a economizar dinheiro e evitar problemas com seus equipamentos. Portanto, se você deseja se manter informado e obter orientações, siga-nos agora mesmo nas redes sociais e comece a desfrutar dos benefícios. Estamos no InstagramFacebook LinkedIn

Em resumo 

O que é eficiência energética?

Eficiência energética é a capacidade de um gerador produzir a mesma quantidade de energia usando menos combustível possível. Ou seja, é fazer com que o equipamento opere de forma adequada para reduzir o consumo de diesel. 

Como fazer eficiência energética?

Para a eficiência energética do seu gerador siga estes 5 passos importantes: 

1. Analise as suas necessidades e escolha o gerador certo;
2. Use somente combustível de qualidade;
3. Faça a manutenção periódica;
4. Utilize um Quadro de Transferência Automática (QTA);
5. Certifique-se de que sua instalação elétrica está em boas condições.

Por que a eficiência energética é tão importante?

Nas indústrias e fábricas onde o consumo de energia elétrica é muito alto, a eficiência energética garante uma economia significativa de combustível, uma vez que o gerador estará operando de forma eficiente e consumindo menos diesel. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Posts Relacionados

21/02/2024 Artigos
O imposto na conta de luz refere-se a encargos regulamentados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), os quais são aplicados tanto a indivíduos como a empresas.
14/02/2024 Energia
A biomassa é uma matéria orgânica concentrada de origem vegetal ou animal, utilizada como fonte de energia.
31/01/2024 Energia
A energia elétrica é vital para a sobrevivência humana e passou por diversas transformações ao longo do tempo. Atualmente, o Mercado Livre de Energia se destaca como um dos principais avanços nesse cenário. Nesse
24/01/2024 Artigos
O aluguel de gerador é disponibilizado por empresas especializadas, as quais oferecem o equipamento para uso durante um determinado período.

Dúvidas, orçamentos, e projetos em geradores