Energia limpa e acessível: o que é, tipos de fontes e importância
O uso de uma energia limpa e acessível está em constante crescimento e é considerada uma tendência global. Trata-se de fontes que proporcionam qualidade e eficiência para o consumo, considerando todos os preceitos da responsabilidade socioambiental.
Devido à necessidade de garantir um desenvolvimento sustentável, as fontes limpas de energia são cada vez mais incentivadas. Um exemplo disso é a diversificação da matriz energética, com foco em energias renováveis e acessíveis.
Neste post, você vai entender o que é a energia limpa e acessível e quais são os principais tipos utilizados. Continue lendo e entenda a importância dessas fontes para a construção de um futuro mais consciente e sustentável!
O que é considerada uma energia limpa e acessível?
A energia limpa e acessível é produzida por fontes renováveis, com baixo impacto ambiental e que não emitem gases de efeito estufa. Além disso, é gerada com eficiência e qualidade compatível com as demandas dos consumidores.
As energias consideradas limpas compreendem um conjunto de fontes reconhecidas pela sustentabilidade e economia. Elas fazem parte de uma mudança importante no setor energético e contribuem para gerar eletricidade sem escassez.
Quais são os tipos de energia limpa e acessível?
A geração da energia limpa pode acontecer por meio de diferentes fontes, normalmente encontradas em abundância. Isso significa, que são fontes confiáveis e com alto potencial para se tornarem destaque na matriz energética nos próximos anos.
Os tipos mais comuns de energia limpa e renovável no Brasil são a energia solar, eólica e a biomassa. Todas elas contam com uma fonte inesgotável que pode gerar energia de forma confiável, econômica e preservando os recursos naturais.
Quais são os benefícios de uma fonte de energia limpa e acessível?
O uso de uma energia limpa e acessível proporciona benefícios relevantes, tanto para o meio ambiente quanto para os consumidores. Além disso, são fontes que contribuem para combater as mudanças climáticas e favorecer toda a sociedade, fauna e flora.
Sendo assim, as principais vantagens que a energia limpa proporciona são:
- Redução da poluição por dióxido de carbono;
- Diminuição dos impactos ambientais;
- Geração de energia econômica;
- Diversificação da matriz energética;
- Sustentabilidade;
- Fontes abundantes na maioria das regiões.
Acessibilidade e sustentabilidade: qual a relação?
A sustentabilidade e a acessibilidade à energia são pilares para a construção de uma sociedade e economia justa e inclusiva. Elas garantem o acesso a uma eletricidade de qualidade a todos os consumidores, por meio de fontes que não causam impactos.
Consiste em uma forma para eliminar barreiras no fornecimento da energia, reduzindo custos e criando uma infraestrutura moderna. Tudo em um processo de geração limpa, inesgotável e que não prejudica o meio ambiente e a qualidade de vida humana.
Como promover o uso da energia limpa e acessível?
A evolução do setor de energia e a diversificação da matriz energética trouxeram novas oportunidades para os consumidores. Hoje em dia, todo consumidor de média e alta tensão pode alterar o fornecedor de energia e escolher uma fonte limpa.
Com a geração compartilhada ou no mercado livre de energia é possível utilizar uma fonte de energia limpa sem precisar realizar investimentos elevados e ainda reduzir custos fixos. É uma forma para contribuir com a sustentabilidade e promover um uso mais consciente da eletricidade.
Como vimos, a energia limpa e acessível é um avanço no setor energético e proporciona uma geração responsável e com baixo impacto. Portanto, é uma forte tendência global e é beneficial para a economia e a sustentabilidade.
Gostou do post? Agora que você entendeu o que é energia limpa, que tal disseminar boas informações para seus amigos e contatos? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais e permita que outras pessoas entendam sobre o tema!
Em resumo
Energia solar;
Energia maremotriz;
Energia eólica;
Energia de biomassa.
Garantir a acessibilidade a uma energia limpa, sustentável, inesgotável, confiável e com menores emissões a todo tipo de consumidor.
redução da poluição por dióxido de carbono;
redução dos impactos ambientais;
geração de energia econômica;
diversificação da matriz energética;
favorece a sustentabilidade;
fontes abundantes na maioria das regiões.
Deixe um comentário