Grupo WGL Soluções em Energia celebra 15 anos de operação.

Grupo WGL completa 15 anos sendo líder em soluções em energia

Em agosto de 2024, o Grupo WGL Soluções em Energia celebra 15 anos de operação, consolidando-se como líder no segmento de geradores. Fundada e dirigida por Ronildo Campos, a empresa tem se destacado por seu papel em levar eletricidade a diversas indústrias, além de seus projetos sociais e sustentáveis.

O negócio, que teve início em 2008 no andar de cima da casa de Ronildo, começou com recursos limitados e um grande sonho. Hoje, a organização emprega diretamente 100 colaboradores, já entregou mais de 6 mil projetos e atende mais de 4 mil clientes. Além disso, a empresa está envolvida em diversas iniciativas voltadas para o desenvolvimento da comunidade e do meio ambiente.

Para celebrar os 15 anos de trajetória do Grupo WGL, trouxemos este artigo que explora a evolução da empresa, as conquistas alcançadas e as metas para os próximos anos. Vem com a gente!

Novas metas, novos desafios

Ronildo Campos, fundador e CEO do Grupo WGL, está bastante otimista com o futuro do negócio. Apesar dos desafios, ele afirma que a empresa está bem posicionada para crescer e inovar.

“Acredito que em um futuro bastante próximo, vamos dobrar o quadro de colaboradores. Quadruplicamos nosso patrimônio em 2024, e em 2025, há uma grande possibilidade de dobrarmos o tamanho da empresa em um único ano, o que levamos 15 anos para construir”, revela.

O empreendedor explica que o mercado de energia no Brasil é extremamente promissor, mas carece de infraestrutura e qualificação profissional, o que cria oportunidades significativas. 

“Se você analisar os setores do agro, da indústria química, farmacêutica, petróleo e gás, verá que a carência de bons profissionais e empresas competentes é enorme. Esses segmentos não enfrentam crise nem decadência; pelo contrário, só tendem a crescer. O que falta são pessoas qualificadas”, relata.

ESG: além da estratégia de negócio

De acordo com o Estudo de Sustentabilidade da BDO Brasil, 61% das organizações no país consideram o conceito como uma estratégia de negócios. Ronildo, no entanto, vai na contramão e afirma que as iniciativas de governança, sustentabilidade e responsabilidade social são compromissos que vão além do lucro.

“A WGL sempre esteve envolvida com projetos sociais, muito antes da popularização do ESG. Um exemplo disso, é a ONG Energizando Vidas e o Instituto WGL que vem auxiliando pessoas em situação de vulnerabilidade há anos, oferecendo cursos profissionalizantes e ajuda humanitária com alimentos e assistência pscicológica”, conta.

Sem perder de vista os princípios de sustentabilidade, Ronildo revela que está desenvolvendo um projeto inovador de energia limpa, com previsão de lançamento para os próximos anos. “Não posso revelar os detalhes, mas será algo totalmente inovador”.

Para Ronildo, reduzir os impactos ambientais é uma questão de extrema importância. Ele acredita que adotar práticas sustentáveis não apenas contribui para a preservação do meio ambiente, mas também fortalece o compromisso da empresa com o futuro das próximas gerações.

“Eu sempre fiquei preocupado com a emissão de CO2 pela minha empresa devido à queima de combustíveis fósseis. Por isso, procurei formas de reduzir esses impactos. Atualmente, temos vários certificados de ESG e um departamento especializado para tratar dessas questões”, compartilha.

Grupo WGL: a concretização de um sonho coletivo

O Grupo WGL é a concretização de um sonho coletivo.
Regina Alcalá, CFO do Grupo WGL e esposa de Ronildo, à esquerda. No centro, Larissa Alcalá, filha e Relações Públicas. À direita, Ronildo Campos, CEO da WGL.

Ronildo destaca que é impossível falar do futuro sem considerar o passado. Ele acredita que o sucesso da WGL é resultado dos aprendizados acumulados ao longo da jornada, bem como do apoio fundamental de sua esposa, filhos e amigos.

Com um humilde começo, Ronildo superou os desafios da vida na roça, desenvolvendo, junto com sua família, uma ética de trabalho sólida e uma determinação firme para vencer obstáculos. Essas experiências de infância foram fundamentais para que ele conseguisse transformar a WGL em uma referência no setor de geradores em apenas 15 anos.

“Foi errando 90% e acertando 10% que eu cheguei até aqui. Hoje, sou extremamente grato por ter pessoas maravilhosas em minha vida, como minha esposa, filhos, amigos e um time incrível, mas nem sempre foi assim”, desabafa.

Regina Alcalá, CFO do Grupo WGL e esposa de Ronildo, ressalta que a empresa é a concretização de um sonho coletivo que ela viu nascer desde o princípio. Para ela, a palavra que melhor define esses 15 anos é resiliência.

“Quando refletimos sobre a trajetória da WGL, é impossível não se emocionar. Sempre acreditei no potencial do Roni, mas lá em 2008, quando decidimos vender nossos bens para investir em geradores, estávamos dando um grande passo. E como todo grande passo, existem riscos”, relata.

Na época, Regina tinha uma carreira consolidada no setor de estética e cosméticos, mas optou por deixá-la de lado para embarcar no sonho de Ronildo. Ela recorda que, para adquirir o primeiro gerador, vendeu seus bens pessoais para ajudar na compra.

“Não foi nada fácil, mas, de certa forma, eu sabia que nossos propósitos acabariam se alinhando. Hoje, vejo com clareza que a WGL não trata apenas de soluções em energia, seu verdadeiro propósito é com pessoas e vidas”, afirma.

Com os olhos voltados para o futuro, Regina compartilha que a WGL tem investido cada vez mais em soluções sustentáveis. Para ela, a sustentabilidade não é apenas uma tendência, mas uma responsabilidade fundamental para as próximas gerações.

“Futuramente, não queremos olhar para a empresa e dizer que, em algum momento, deixamos de contribuir positivamente para o planeta, desmatamos ou causamos algum dano. Nosso objetivo é garantir que cada ação seja voltada para o bem comum e a preservação,” conclui Regina.

Adaptando-se ao mercado

Larissa Alcalá, atua no departamento de Relações Públicas do Grupo WGL. Ela começou sua trajetória como a primeira jovem aprendiz da empresa, testemunhando de perto todas as conquistas e desafios superados ao longo desses 15 anos.

Com a rápida expansão da empresa, Larissa destaca a importância do departamento de Relações Públicas, assim como o contato com agências de marketing e assessoria de imprensa.

“Hoje, eu percebo que a WGL está passando por um momento de maturidade, adaptando-se ao mercado. Afinal, quem não se ajusta fica para trás. Nesse sentido, o departamento de Relações Públicas desempenha um papel importante em nossa estratégia de comunicação e posicionamento”, afirma.

Para Larissa, a interação constante com agências de marketing e assessoria de imprensa permite manter uma imagem consistente e relevante da marca.

Se você se inspirou com a trajetória do Grupo WGL, compartilhe este artigo em suas redes sociais e ajude a espalhar a história de sucesso e inovação da empresa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Posts Relacionados

12/12/2024 Eletricidade
Energia Sustentável: Como a WGL® está se posicionando para o futuro energético. O mundo está em plena transformação, e a energia sustentável é o coração dessa mudança. Empresas inovadoras, como a WGL® –
10/12/2024 Energia
WGL: Energia Sustentável – O Futuro que Você Deseja para Sua Empresa A WGL não é apenas uma empresa de geração de energia; é a líder que transforma desafios energéticos em soluções sustentáveis. Com uma vis
23/10/2024 Uncategorized
Os distúrbios de energia elétrica afetam o funcionamento de equipamentos, podendo causar danos, perdas de produção e riscos à segurança. Eles podem ser evitados com a adoção de sistemas de proteção, como estab
16/10/2024 Uncategorized
As modalidades tarifárias são maneiras de definir o custo que um consumidor arca pela energia consumida. Saiba mais!

Dúvidas, orçamentos, e projetos em geradores

×