Fontes de energia: conheça as mais usadas no Brasil e no mundo
Você sabe quais são as principais fontes de energia utilizadas no país? A eletricidade é um recurso indispensável para a humanidade, responsável por movimentar máquinas, veículos e inúmeros aspectos essenciais para as atividades econômicas e pessoais.
Ela é obtida por meio de diferentes fontes, encontradas na natureza e transformadas por meio de processos específicos até chegar ao uso. Classificadas como renováveis e não renováveis, cada uma conta com suas próprias particularidades.
Neste post, você vai entender quais são as fontes de energia mais utilizadas no Brasil e no mundo e como cada uma delas funciona. Continue a leitura e veja tudo para esclarecer suas dúvidas sobre esse importante tema!
Afinal, o que são fontes de energia?
As fontes de energia são definidas como todo recurso utilizado para a geração de energia, seja de forma direta ou indireta. Trata-se de matérias-primas encontradas na natureza, que passam por processos de transformação para gerar a energia elétrica.
Para exemplificar, os principais tipos de fontes energéticas são:
- águas dos rios;
- carvão mineral;
- biomassa;
- raios solares;
- vento;
- petróleo;
- água dos oceanos.
Atualmente, a matriz energética mundial é composta por diversas fontes, que abastecem as demandas da sociedade. Cada país gera energia seguindo suas próprias regulamentações, sempre considerando as tecnologias e o controle de impactos ambientais.
Quais são os principais tipos de fonte de energia?
Os conceitos de energia renovável e não renovável estão cada vez mais comuns na atualidade. Isso se deve ao fato de que as fontes de energia são obtidas na natureza e devem ser utilizadas de acordo com as questões ambientais.
A classificação das fontes em renovável e não renovável permite uma análise ampla sobre quais são os impactos de cada uma delas no meio. Afinal, é preciso produzir energia para as demandas atuais sem comprometer a qualidade para o futuro.
Veja a seguir o que significa a energia renovável e a não renovável!
Energia renovável
Basicamente, a energia renovável é aquela gerada por recursos naturais inesgotáveis, ou seja, que se regeneram naturalmente. Esse tipo de produção energética conta com impactos ambientais nulos ou leves, por isso é considerado energia limpa. Por exemplo:
- energia solar;
- energia hidrelétrica;
- energia eólica;
- biomassa;
- energia dos oceanos.
O foco nas energias renováveis é algo muito comum, pois não causam problemas ambientais significativos. É notável a preocupação para a ampliação da geração de energia solar, eólica e biomassa, que estão alinhadas à sustentabilidade.
Energia não renovável
Já a energia não renovável é produzida a partir de recursos que são limitados na natureza e podem chegar à escassez. São matérias que levam muito tempo para se recompor e que contam com reservas finitas. Por exemplo:
- energia nuclear;
- combustíveis fósseis.
Apesar de serem encontrados naturalmente, o processo de produção de energia por meio não renovável é considerado poluente. Durante a geração e uso são emitidos grande volume de gases nocivos que contribuem para o efeito estufa.
Quais são as fontes de energia mais utilizadas?
A matriz energética de um país pode variar de acordo com a quantidade e qualidade dos recursos naturais e das tecnologias disponíveis. Na maioria dos casos, a fonte de energia predominante são as não renováveis, proveniente de combustíveis fósseis.
No Brasil, por outro lado, a matriz é constituída majoritariamente por energias de fontes renováveis, como a hidrelétrica, devido a ampla disponibilidade de recursos. Ainda assim, são utilizadas diversas outras formas para obter energia no país.
Confira abaixo quais são as principais fontes de energia utilizadas no mundo!
Energia hidrelétrica
A geração de energia hidrelétrica acontece por meio da força da água dos rios. Trata-se da construção de barragens para represar a água, que é conduzida até as turbinas e geradores que a utilizam a força e pressão da água para gerar energia elétrica.
Segundo o Balanço Energético do Ministério de Minas e Energia, 56,8% da energia gerada no Brasil é proveniente das hidrelétricas. Embora seja uma fonte renovável, a construção das usinas causam inúmeros impactos ao meio ambiente.
Energia solar
A energia de fonte solar é aquela gerada pelos raios solares, convertidos em energia elétrica para o uso em residências e negócios. Consiste em uma fonte renovável e baixo impacto ambiental, por isso, está em grande ascensão no Brasil e no mundo.
O processo funciona com a instalação de painéis fotovoltaicos nos telhados ou locais de alta exposição ao sol. Esses equipamentos convertem a irradiação do sol em eletricidade, permitindo o abastecimento e a eficiência energética.
Energia termelétrica
As usinas termelétricas geram energia por meio do calor proveniente do aquecimento da água. O processo é considerado não renovável, pois utiliza combustíveis fósseis para operar, como o gás natural, carvão mineral e derivados do petróleo.
O fluxo de vapor gerado pelo aquecimento da água é direcionado para as turbinas conectadas a geradores, que produzem a energia elétrica. Embora seja poluente, a fonte de energia termoelétrica ainda é muito comum em diversos países.
Energia eólica
Considerada limpa e renovável, a energia de fonte eólica é produzida pelo potencial dos ventos. Ainda segundo o Balanço Energético do Ministério de Minas e Energia, esse modelo corresponde a 11,4% de toda a matriz energética brasileira.
A geração acontece a partir dos parques eólicos, construídos em locais estratégicos e com grande incidência de correntes de vento — que impulsionam pás semelhantes a cata-ventos, que ligadas a uma turbina geram a energia elétrica.
Energia nuclear
A fonte de energia nuclear não renovável é utilizada em muitos países, inclusive o Brasil, onde compõem cerca de 1% da matriz energética. Como o próprio nome sugere, as usinas nucleares utilizam elementos radioativos, em especial o urânio.
Nesse processo, o núcleo do átomo do elemento radioativo é desintegrado e com isso, gera grande quantidade de calor — tudo é semelhante à fonte termelétrica. Resumidamente, o calor aquece a água, que gera o valor e movimenta as turbinas para gerar energia.
Como a tecnologia afetou a produção de energia?
Com o passar dos anos, a evolução da tecnologia trouxe grandes inovações para os processos de geração de energia elétrica. O objetivo é torná-los mais precisos, econômicos, com menor impacto ambiental e favoráveis à eficiência energética.
Além disso, as questões ambientais e a preocupação com o desenvolvimento sustentável também influenciaram a forma de geração de energia. Desse modo, a matriz energética dos países tende a migrar para fontes limpas com o tempo.
Hoje em dia, é possível encontrar soluções para a geração de energia em processos mais simples e que atendam as demandas de uma residência ou empresa. Exemplo disso são os painéis solares, que reduzem impactos e promovem a economia.
Ou seja, a tendência é que as fontes de energia sejam cada vez mais modernas e focadas em meios renováveis, que atendam as demandas sem prejudicar o meio. Uma mudança importante para o planeta e que irá trazer grandes benefícios.
Como vimos, as fontes de energia são diversas e passam por grandes transformações devido ao avanço da tecnologia e à necessidade da sustentabilidade. Um tema importante e que tem influência direta tanto na nossa vida pessoal quanto profissional.
Curtiu o post? Agora que já sabe quais são as fontes de energia e como funcionam, o que acha de disseminar informações relevantes para seus amigos e contatos? Não perca tempo e compartilhe este conteúdo da WGL Geradores nas suas redes sociais!
Em resumo
Quais são os tipos de fontes de energia?
Energia solar;
Energia termoelétrica;
Energia eólica;
Energia nuclear.
Quais são os tipos de geração de energia elétrica?
2. Geração por fontes não renováveis: energia nuclear e por combustíveis fósseis.
Deixe um comentário