Sistema de Gestão Ambiental (SGA): por que e como implantar na empresa
O desenvolvimento das atividades econômicas de forma consciente e sustentável é um dever de todo empreendimento. Para isso, a implementação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é uma das principais formas para a regularidade.
Trata-se de um gerenciamento que tem o foco em monitorar e controlar os impactos ambientais de uma empresa, reduzindo riscos e danos. A certificação é uma ação que garante vantagens importantes, demonstrando a confiabilidade e a melhoria contínua.
No artigo de hoje, você vai entender o que é um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) e com implementá-lo no seu negócio. Continue a leitura e saiba quais os benefícios que o sistema oferece, seus pilares e muito mais!
O que é Sistema de Gestão Ambiental (SGA)?
O SGA é um conjunto de técnicas, procedimentos e políticas para o correto controle e gerenciamento de aspectos e impactos. Consiste em ações minuciosamente organizadas que podem ser implementadas por qualquer empresa.
Regulamentada pela NBR ISO 14001, é uma normatização internacional que tem o foco em reunir práticas eficazes para o desenvolvimento ambiental saudável. Uma gestão que auxilia a promover a regularidade, responsabilidade e a preservação dos recursos naturais.
Quais são as metas do SGA?
O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) procura detectar e controlar todos os impactos ambientais negativos na operação de uma empresa. Dessa forma, propõe a devida mitigação a cada um deles, com foco no bem-estar ambiental e social.
Além disso, são metas claras do SGA garantir o cumprimento de todos os requisitos legais aplicáveis e o desenvolvimento de uma política ambiental clara. Todos os fatores contribuem para a melhoria contínua e promoção da sustentabilidade.
Quais são os pilares do SGA?
Todo Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é desenvolvido e implementado considerando questões ambientais, econômicas e sociais. Esses pilares são a base para as políticas e ações de controle, avaliadas em auditorias de certificação.
Como implantar SGA na sua empresa?
A implementação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é uma tarefa que exige planejamento e uma mudança cultural na organização. É preciso entender sobre a norma ISO 14001 e investir em ações consistentes, para ter resultados reais.
Veja a seguir quais são os principais passos para implementar o sistema:
- Comprometimento da equipe: a direção da empresa e seus funcionários devem estar totalmente envolvidos e comprometidos com o processo;
- Política ambiental: defina uma política ambiental clara e concisa que reflita os valores e objetivos da empresa;
- Planejamento: mapeie as atividades que causam impactos ambientais, defina metas para melhorar o desempenho da empresa e crie estratégias para a melhoria dos malefícios identificados;
- Implementação: treine os funcionários para desenvolverem seus papéis, divulgue o SGA para os stakeholders, crie manuais de gestão e acompanhe o desempenho da estratégia na empresa;
- Verificação e melhoria contínua: faça auditorias internas para avaliar o SGA, implemente ações corretivas e busque novas oportunidades para melhorias e desempenho ambiental.
Lembre-se que o sucesso de um SGA depende da colaboração de todos, por isso, é indispensável investir na divulgação e treinamentos periódicos. Com uma equipe comprometida e capacitada, o desenvolvimento das ações será mais fácil e efetivo.
Quais são os benefícios do Sistema de Gestão Ambiental?
Investir em um Sistema de Gestão Ambiental vai além de favorecer o meio ambiente. Consiste em uma certificação que melhora a imagem do negócio e a relação com as partes interessadas, abrindo novas oportunidades.
Em outras palavras, o SGA oferece a uma organização os seguintes diferenciais:
- Melhor relação com os órgãos ambientais;
- Redução de custos, devido à economia de recursos como água e energia;
- Favorece a produção mais limpa;
- Contribui com o ESG;
- Reduz a possibilidade de multas e passivos ambientais;
- Fortalece a imagem junto a sociedade e fornecedores;
- Aumenta a confiabilidade para a captação de investimentos.
Como pode notar, o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é a base para o desenvolvimento sustentável e regularidade de uma empresa. Portanto, não espere para implementá-lo no seu negócio e tenha atividades eficientes e mais responsáveis.
Gostou de saber sobre o Sistema de Gestão Ambiental (SGA)? Se deseja continuar lendo novidades e conteúdos relevantes sobre inúmeros temas, siga nossas páginas nas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e no YouTube!
Em resumo
Quais são os princípios do Sistema de Gestão Ambiental?
– Precaução;
– Prevenção;
– Cooperação
– Informação ambiental;
– Melhoria contínua e integração de saberes.
Quais são os componentes básicos do Sistema de Gestão Ambiental?
– Cronograma e treinamentos;
– Manual de gestão;
– Revisão e gestão;
– Auditorias periódicas.
Quais as vantagens de implementar o SGA?
– Produção mais limpa;
– Sustentabilidade empresarial;
– Reduz a possibilidade de multas;
– Fortalece a imagem da empresa;
– Aumenta a confiabilidade para a captação de investimentos
Deixe um comentário