Biomassa: como usar para produzir energia sustentável?
O uso de fontes sustentáveis de energia é primordial para a preservação dos recursos naturais. Nesse sentido, dentre as mais variadas possibilidades, uma que está sempre em destaque é a biomassa.
Definida com um material orgânico de origem vegetal ou animal, a biomassa é extremamente versátil, podendo ser aplicada em diversas operações, inclusive na geração de energia.
Neste artigo, você vai entender o que é a biomassa, suas aplicações e como esse importante material é obtido. Acompanhe!
O que é biomassa e como funciona?
A biomassa é uma matéria orgânica concentrada de origem vegetal ou animal, utilizada como fonte de energia. Trata-se de um material obtido a partir da decomposição dos componentes orgânicos, o qual permite a geração de energia limpa e renovável.
Assim sendo, a biomassa é obtida a partir de diferentes materiais, por exemplo:
- resíduos agrícolas;
- bagaço de cana;
- lenha;
- carvão;
- matéria orgânica animal.
A geração de energia com a biomassa faz parte da matriz energética brasileira como uma das fontes renováveis. Uma alternativa para gerar eletricidade de forma sustentável e contribui para reduzir a emissão de poluentes causadores do efeito estufa.
Qual a aplicação para a biomassa?
As principais formas de uso da biomassa no país são as seguintes:
- biogás: a decomposição da biomassa gera o biogás de metano e dióxido de carbono, utilizado para gerar eletricidade e como combustível;
- fertilizantes: a biomassa é usada na produção de fertilizantes agrícolas sustentáveis;
- biocombustível: a biomassa é transformada em combustíveis líquidos, como o biodiesel e o etanol;
- energia limpa: a biomassa é utilizada em usinas termoelétricas para gerar calor e energia renovável;
- produtos químicos: a biomassa serve como matéria-prima para a fabricação de diversos tipos de produtos químicos.
Quais são as vantagens de utilizar a biomassa?
O uso da biomassa é uma estratégia relevante para minimizar impactos ambientais que contribuem para agravar as alterações climáticas. Consiste em um material encontrado em abundância e que permite substituir o uso de combustíveis fósseis.
Veja a seguir quais são as vantagens da utilização da biomassa:
- sustentabilidade: a biomassa é parte das fontes renováveis de geração de energia;
- versatilidade: o material é utilizado para diversos fins, todos de baixo impacto;
- ciclo do carbono: o uso da biomassa favorece o ciclo do carbono;
- diversificação: a biomassa é uma das opções para diversificar a matriz energética;
- eficiência energética: o uso da biomassa é uma alternativa eficaz para os sistemas de produção.
Além disso, para gerar a biomassa são utilizados resíduos orgânicos de origem vegetal e animal, evitando o descarte inadequado. Ou seja, é uma alternativa para aproveitar os resíduos de uma forma sustentável, econômica e eficiente.
A biomassa já é utilizada no Brasil?
A biomassa é muito utilizada no Brasil em diferentes formas, especialmente na geração de energia e no agronegócio. O principal material utilizado é o bagaço da cana-de-açúcar, que representa 71% de toda energia gerada nas usinas.
Nesse contexto, com os avanços tecnológicos e a necessidade de se reduzir as emissões de gases poluentes, a biomassa é uma das fontes de energia mais importantes. O crescimento é notável e apenas em 2023, a bioenergia evoluiu 30% no país.
Viu como a biomassa é relevante para a geração de energia sustentável? Um material gerado em abundância e que pode contribuir para reduzir consideravelmente os impactos ao clima e ao meio ambiente no geral, portanto, é muito importante.
Gostou do post? Agora que entendeu sobre a biomassa, que tal continuar lendo conteúdos e novidades sobre diversos temas relevantes? Navegue pelo nosso blog e leia artigos exclusivos para atualizar e aperfeiçoar os seus conhecimentos!
Em resumo
O que é a biomassa e para que serve?
Como é feita a biomassa?
Quais as vantagens da biomassa?
– geração de energia limpa e renovável;
– produzida por diferentes materiais;
– baixa emissão de gases poluentes.
Deixe um comentário