Lâmpada de luz representando como economizar energia.

Como economizar energia: 6 dicas para reduzir a conta de luz

A conta de luz representa um custo fixo significativo e que impacta diretamente no orçamento. Por esse motivo, saber como economizar energia é uma estratégia que, além de favorecer o meio ambiente, ajuda a minimizar as despesas.

Em meio a constantes variações das bandeiras tarifárias, o consumo descontrolado de energia elétrica é um risco à saúde financeira. Adotar medidas para um uso consciente é o caminho para o equilíbrio e diminuir os custos.

Se você deseja saber como economizar energia no seu negócio, vamos ajudar! Continue a leitura e confira 6 dicas valiosas para reduzir o gasto com a conta de luz!

6 dicas de como economizar energia na empresa

A redução de custos é um objetivo comum a todo negócio, pois permite otimizar o orçamento e direcionar os recursos estrategicamente. Nesse sentido, a conta de energia é uma das possibilidades para diminuir despesas fixas.

Pequenas ações adotadas no dia a dia contribuem para evitar excessos e manter o valor da conta de luz dentro do esperado. Embora pareça pouco significante, é uma medida que faz toda a diferença e auxilia a promover uma economia significativa.

Veja a seguir, tudo que precisa fazer para economizar energia no seu negócio!

1. Troque as lâmpadas convencionais por LED

As lâmpadas de LED são modernas e chegam a ser 30% mais econômicas do que as fluorescentes. Além disso, são mais duráveis e você pode encontrar diversos tipos de modelos, com potência e luminosidade ideal para cada ambiente.

Sendo assim, a primeira dica é substituir todas as lâmpadas e refletores convencionais na empresa pelos de LED. Você terá uma economia relevante no consumo de energia e ainda garantir as lâmpadas mais tempo sem necessidade de trocá-las.

2. Aproveite a luz natural

Sabemos que a iluminação é essencial para as atividades empresariais. No entanto, aproveitar a luz natural durante o dia é importante para reduzir o uso da luz elétrica.

Procure meios para manter os ambientes agradáveis e iluminados com a luz do dia, mantendo as janelas abertas sempre que possível. Assim, você manterá as luzes apagadas e com isso, gerará uma economia para a empresa.

3. Use o ar-condicionado com moderação

Um dos maiores vilões do alto consumo de energia em uma empresa são os aparelhos de ar-condicionado. Quando ligado durante todo o expediente, o impacto na conta de luz é gigantesco, especialmente durante as fortes ondas de calor.

Como deixar de utilizar o equipamento é inevitável, é importante evitar mantê-lo em uma temperatura muito baixa e reversar com um ventilador, se possível. Desse modo, o ambiente permanecerá agradável, favorável a produtividade e com economia.

4. Invista em geradores de energia

Os geradores de energia são essenciais para as empresas e auxiliam a manter as operações mesmo diante de apagões e crise energética. O equipamento também serve para momentos em que a tarifa de energia é maior, como nos horários de pico.  

Ou seja, durante os horários em que a tarifa for maior, é possível acionar os geradores e reduzir o consumo da energia da distribuidora. Trata-se de uma alternativa interessante para ter soluções práticas e auxiliar a economizar na conta de luz.

5. Oriente toda sua equipe

A colaboração de toda a equipe é indispensável para reduzir o desperdício de energia na empresa. Por essa razão, você precisa investir na conscientização de todos para adotar um uso responsável, sempre focando na importância para o meio ambiente.

Algumas medidas eficientes nesse sentido são:

  • insira o tema economia de energia nos treinamentos periódicos;
  • distribua placas informativas alertando sobre a economia;
  • use sensores de presença na iluminação dos espaços;
  • alerte os colaboradores sobre o tempo máximo de banho;
  • utilize refletores solares nos ambientes externos.

6. Substitua equipamentos obsoletos

Os equipamentos antigos e obsoletos sempre gastam mais energia e afetam diretamente o valor da conta. Sendo assim, faça uma avaliação na empresa, elimine os desnecessários e invista na modernização.

Com essas dicas você terá a oportunidade de diminuir os gastos com a conta e ainda ajudar na preservação dos recursos naturais. Os benefícios são expressivos e por isso, economizar energia deve ser sempre uma prioridade no seu empreendimento..

Gostou do post? Agora que entendeu como economizar energia na empresa, não deixe de continuar lendo novidades e conteúdos nas nossas redes sociais! Acompanhe nossas páginas no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube!

Em resumo

Como economizar na conta de energia elétrica?

– Troque as lâmpadas convencionais por LED;
– Aproveite a luz natural;
– Use o ar-condicionado com moderação;
– Invista em geradores de energia;
– Oriente toda sua equipe;
– Substitua equipamentos obsoletos;
– Use sensores de presença na iluminação dos espaços;
– Utilize refletores solares nos ambientes externos.

O que mais consome energia?

Os equipamentos que mais consomem energia são ar-condicionado, equipamentos da linha de operação e iluminação.

Qual a importância de economizar energia?

Economizar energia contribui para reduzir os custos fixos com a conta de luz e também contribuem para reduzir impactos ambientais, preservando os recursos naturais. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Posts Relacionados

21/02/2024 Artigos
O imposto na conta de luz refere-se a encargos regulamentados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), os quais são aplicados tanto a indivíduos como a empresas.
14/02/2024 Energia
A biomassa é uma matéria orgânica concentrada de origem vegetal ou animal, utilizada como fonte de energia.
31/01/2024 Energia
A energia elétrica é vital para a sobrevivência humana e passou por diversas transformações ao longo do tempo. Atualmente, o Mercado Livre de Energia se destaca como um dos principais avanços nesse cenário. Nesse
24/01/2024 Artigos
O aluguel de gerador é disponibilizado por empresas especializadas, as quais oferecem o equipamento para uso durante um determinado período.

Dúvidas, orçamentos, e projetos em geradores