Homem no horário de pico de energia.

Horário de pico de energia: entenda como funciona

Certamente, você já ouviu falar sobre o horário de pico de energia, não é mesmo? Um assunto que desperta atenções em todo consumidor. Seja em empresas ou residências, entender como funciona esse período é crucial para reduzir as despesas com conta de luz.

Se você deseja esclarecer suas dúvidas sobre o assunto, veio ao lugar certo! Continue a leitura deste post e veja o que é o horário de pico de energia, quais são eles, como funcionam e dicas relevantes para economizar no uso da eletricidade!

O que é o horário de pico de energia e quais são eles?

O horário de pico de energia, também chamado de horário de ponta,  é um período do dia no qual o consumo de eletricidade é mais alto. Ou seja, é um momento em que a demanda de eletricidade é mais intensa nas residências, comércios e empresas.

O horário acontece entre 17h e 21h diariamente, momento no qual as pessoas usam mais eletrodomésticos, banhos e a iluminação pública é acionada. Por isso, as concessionárias fornecem mais energia para suprir as demandas.

Como o horário de pico de energia impacta nos custos?

A energia é uma das contas que mais pesam no orçamento e no caixa das empresas. O uso intenso no horário de pico pode elevar os gastos. Isso porque entre as 17h e 21h o valor da tarifa de energia é mais cara.

Nesse contexto, utilizar a eletricidade sem medidas de controle durante o horário de pico aumenta significativamente o valor da conta. O que explica as constantes campanhas da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para conscientização sobre o consumo de energia durante os horários intensos.

A atenção ao consumo de energia é um fator imprescindível para qualquer residência, comércio ou empresa. Além de promover um uso consciente, auxilia a controlar os custos independentemente da bandeira tarifária que estiver em vigor.

O que significa a sigla TUSD na conta de luz?

A TUSD é a sigla para Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição. Trata-se de uma tarifa referente ao valor financeiro único definido pela ANEEL. Definida em R$/MWh, é uma taxa que serve para o faturamento o consumo e cobre os custos com toda a distribuição de energia.

Em outras palavras, trata-se da taxa que as concessionárias utilizam para cobrar pelo fornecimento de energia, de acordo com o consumo mensal. Assim, arca com os custos de instalações, equipamentos, rede e componentes que levam a energia.

Como economizar e reduzir gastos com energia elétrica?

Reduzir os custos com a conta de luz é uma estratégia que traz grandes benefícios para o orçamento e para o meio ambiente. Algumas simples ações são eficazes para otimizar o consumo sem comprometer o andamento das atividades habituais.

Veja abaixo algumas medidas importantes para economizar energia e reduzir os seus gastos!

Defina metas de redução

A definição de metas realistas é o ponto de partida para reduzir o consumo e manter o foco ao longo do tempo. Estabeleça uma margem de economia, elimine desperdícios e conscientize a todos sobre a importância de adotar um consumo consciente.

Considere fontes alternativas

O uso de fontes alternativas, como os painéis fotovoltaicos e energia eólica, são excelentes alternativas para economizar. A instalação proporciona uma energia limpa e reduz a dependência das concessionárias, o que é um diferencial significativo.

Use geradores de energia

Uma solução simples e acessível para economizar é utilizar os geradores de energia a gás ou diesel durante o horário de pico. Os equipamentos mantêm o fornecimento para as atividades durante o período em que as taxas são mais altas.

Lembre-se que adotar ações para economizar e contar com soluções para não ficar sem energia, como os geradores, é algo essencial. Assim, será possível garantir um fornecimento contínuo para atender suas demandas sem nenhum transtorno.

Como pode notar, o horário de pico de energia é um período que exige atenção, sobretudo, para reduzir os gastos na conta mensal. Por isso, é interessante ter atenção ao tema e adotar estratégias para economizar sem atrapalhar as tarefas.

Gostou de saber o que é o horário de pico de energia? Se deseja continuar lendo novidades e diversos conteúdos, siga nossas páginas nas redes sociais! Estamos no InstagramFacebook e no LinkedIn!

Em resumo

O que é o horário de pico de energia?

O horário de pico de energia, também chamado de horário de ponta,  é um período do dia no qual o consumo de eletricidade é mais alto. Ou seja, é um momento em que a demanda de eletricidade é mais intensa nas residências, comércios e empresas.

Qual o horário de pico de consumo de energia?

O horário de pico é, geralmente, definido entre as 17h e 21h em todos os dias.

O que é TUSD na conta de luz?

A TUSD é a sigla para Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição. Trata-se de uma tarifa referente ao valor financeiro único definido pela ANEEL. Definida em R$/MWh, é uma taxa que serve para o faturamento o consumo e cobre os custos com toda a distribuição de energia.

Como economizar energia?

1. defina metas de redução;
2. evite o horário de pico;
3. considere fontes alternativas;
4. use geradores de energia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Posts Relacionados

15/05/2024 Serviços
Compressor é um item crucial para o bom funcionamento de empresas que usa ferramentas e equipamentos pneumáticos. Leia o artigo e saiba como alugar!
08/05/2024 Geradores
O gerador é indispensável para hospitais. Leia o artigo e descubra tudo o que você precisa saber sobre esse item.
24/04/2024 Manutenção
O plano de manutenção é um documento indispensável para o bom funcionamento de máquinas e equipamentos. Leia o artigo e entenda o motivo de sua importância!
17/04/2024 Sustentabilidade
A ABNT NBR ISO 14001 é uma norma internacional que estabelece procedimentos e requisitos para o Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Ela determina tudo que a empresa deve seguir para a implementação de um sistema crite

Dúvidas, orçamentos, e projetos em geradores