Entenda tudo sobre cabine primária

Cabine primária: o que é, benefícios e manutenção

A cabine primária é um dos equipamentos elétricos mais relevantes para a correta distribuição de energia em uma edificação. Presente em muitos empreendimentos, é fundamental para controlar e direcionar a eletricidade com segurança e eficiência.

Também chamada de subestação de média tensão, a cabine primária existe em diferentes tipos, sendo obrigatória para demandas superiores a 300 Kw. Um elemento muito importante para prevenir acidentes elétricos e promover a economia de energia.

Afinal, você sabe o que é a cabine primária e por que é tão importante? Continue lendo este post e tire todas as suas dúvidas sobre o tema! 

O que é cabine primária e para que serve?

A cabine primária é um equipamento elétrico responsável pela distribuição de energia elétrica para o uso em uma edificação. Sendo assim, ela recebe a energia proveniente da concessionária, controla e a distribui corretamente em média tensão.

Trata-se de um equipamento destinado ao uso industrial, comercial ou em condomínios, que utilizam uma carga acima de 75Kw. A função da cabine é viabilizar a conexão da rede com a distribuição equilibrada para o uso no estabelecimento.

Basicamente, uma cabine primária, também chamada de subestação, realiza a transformação de alta tensão para média tensão. Por isso, é instalada sempre em situações onde o consumo de energia é elevado, garantindo a segurança.

Como funciona uma cabine primária?

Uma cabine primária é composta por componentes e sistemas que transforma tensões altas da rede em tensões utilizáveis — 127V, 220V e 380V. Desse modo, fornece uma corrente elétrica equilibrada para abastecer as máquinas e equipamentos.

Existem diferentes tipos de cabine, como a simplificada, convencional, de alvenaria e a blindada. Todas são constituídas dos seguintes elementos:

  • Transformadores de potencial;
  • Transformadores de correntes;
  • Disjuntores de média e alta tensão;
  • Chaves seccionadoras de média tensão;
  • Isoladores e chave fusível;
  • Barramentos;
  • Para-raios de linha;
  • Sistema de aterramento elétrico;
  • Transformadores de potência;
  • Relés de proteção.

A cabine é instalada próxima à carga elétrica e deve ser dimensionada e instalada por profissionais especializados. Tudo deve estar dentro das normas técnicas e conforme a demanda local para um uso seguro e correto da rede na edificação.

Quais os benefícios de ter uma cabine primária?

A utilização de uma cabine primária proporciona benefícios relevantes para a gestão da rede elétrica em uma empresa. O equipamento tem potencial para otimizar o uso da energia, reduzir perdas e tornar tudo mais produtivo e seguro.

Nesse sentido, a instalação adequada de uma cabine é importante pelos seguintes motivos:

  • Controle de potência de energia;
  • Evita bloqueio na distribuição de energia;
  • Eleva a segurança no uso de energia;
  • Pode ser projetada segundo as necessidades.

Além disso, com uma subestação de média tensão é possível reduzir até 30% os custos na conta de energia. O equipamento também é importante para evitar riscos ao maquinário, já que equilibra a tensão e previne acidentes da rede.

Por que é importante manter a manutenção da cabine em dia?

Para garantir um uso seguro e eficiente, a cabine primária deve passar por manutenções periódicas, preditivas e preventivas. Consiste em um processo técnico conduzido por profissionais qualificados para certificar que tudo esteja adequado.

As manutenções são indispensáveis para manter a regularidade na distribuição de energia, evitando danos graves e acidentes. Por isso, é uma atividade que precisa ser vista como prioridade para ter uma rede operando em alto desempenho.

A WGL é uma empresa especialista em energia e oferece soluções exclusivas de manutenção preventiva e corretiva de cabine primária e cubículo. A parceria ideal para ter serviços personalizados e feitos por uma equipe técnica qualificada e confiável.

Concluímos neste artigo que a cabine primária é um equipamento imprescindível para o uso seguro e adequado da eletricidade. Portanto, mantê-la em boas condições e com as manutenções periódicas será decisivo para evitar riscos e economizar energia.

Gostou do post? Agora que entendeu sobre o tema, que tal conhecer soluções exclusivas para o seu equipamento? Acesse o nosso site e saiba mais sobre o serviço de manutenção de cubículos e cabine primária da WGL!

Em resumo

O que é uma cabine primária de energia?

Também chamada de subestação de média tensão, a cabine primária é um equipamento utilizado para distribuir energia para o uso de forma equilibrada e na tensão adequada para abastecer as máquinas.

Qual a função da cabine primária?

A principal função de uma subestação é transformar altas tensões provenientes da rede da concessionária em tensões utilizáveis, que são 127V, 220V e 380V.

Por que realizar a manutenção na cabine primária?

A correta manutenção da cabine primária, tanto corretiva quanto preventiva, é essencial para garantir o bom funcionamento e evitar riscos de acidentes e perdas. Para isso, deve ser conduzida por profissionais especializados. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Posts Relacionados

10/07/2024 Energia
O transformador tem o objetivo de garantir uma corrente elétrica adequada e segura para uso. Leia o artigo e saiba mais sobre sua importância e funcionalidade.
26/06/2024 Eletricidade
Cabine primária é essencial para a distribuição correta de energia. Para saber mais sobre, leia o artigo!
19/06/2024 Sustentabilidade
Práticas ESG são essenciais para as empresas atualmente. Leia o artigo e saiba como aplicar em sua empresa!
12/06/2024 Empresas
O chiller é responsável por auxiliar na climatização de ambientes. Leia o artigo e saiba mais sobre!

Dúvidas, orçamentos, e projetos em geradores