Imagem com fontes de energias renováveis.

Energias renováveis: o que é, tipos de fontes e vantagens

O desenvolvimento sustentável é um tema em destaque em todas as esferas, inclusive quando falamos do setor energético brasileiro. Exemplo disso é a grande ascensão das energias renováveis, que hoje já representam a maioria da matriz energética.

Trata-se de um conjunto de fontes de energia que se renovam naturalmente e provocam baixo impacto ambiental. Ou seja, uma geração limpa que atende as demandas da sociedade sem provocar danos significativos ao meio ambiente.

Mas afinal, você sabe o que de fato são as energias renováveis? Continue a leitura e entenda quais são as fontes, como funcionam, os benefícios que oferecem e muito mais!

O que são energias renováveis?

As energias renováveis são fontes que geram eletricidade por meio de recursos que se regeneram naturalmente com o tempo e não se esgotam. Desse modo, não causam impactos ambientais significativos nos processos de geração de energia.

Também chamadas de energias limpas, são fontes provenientes da natureza e se renovam em uma escala de tempo humana. Consiste nas principais alternativas para evitar os combustíveis fósseis e gerar eletricidade sem emissões nocivas ao meio.

Quais as principais fontes de energia renovável?

Existem diferentes tipos de fontes renováveis utilizadas na matriz energética brasileira, conforme a disponibilidade dos recursos em cada região. Atualmente, as energias renováveis são as mais comuns no país.

Veja quais são as principias fontes renováveis utilizadas no Brasil:

  • Energia solar: geração por meio da conversão dos raios solares em energia elétrica por meio de placas fotovoltaicas;
  • Hidrelétricas: geração de energia por meio da força das águas, convertendo a energia mecânica em corrente elétrica;
  • Energia eólica: geração de energia por meio da força dos ventos em parques eólicos;
  • Biomassa: geração de energia por meio da queima de matéria orgânica;
  • Energia geotérmica: geração de energia pelo calor proveniente do interior da Terra.

A matriz elétrica brasileira alcançou 200 GW de geração, sendo que 84,25% são de fontes renováveis, com a hidrelétrica como predominante. Entretanto, a energia solar e a eólica estão em crescimento e prometem se tornar as mais comuns no futuro.

Quais as vantagens das energias renováveis?

Os benefícios que as energias renováveis proporcionam vão além das questões ambientais. Trata-se de uma produção de energia limpa e barata, especialmente quando nos referimos a energia solar e a eólica, abundantes no país.

São fontes que contribuem para a sustentabilidade e descarbonização, reduzindo os danos do efeito estufa. Ou seja, levam uma energia de qualidade, mais econômica, menos poluente e com toda eficiência energética para o abastecimento da sociedade.

Como as energias renováveis são usadas no Brasil e no mundo?

As energias renováveis são utilizadas para abastecer todas as demandas da sociedade, inclusive as atividades econômicas. Elas são responsáveis pela maior parte da geração da matriz elétrica atualmente no país, atendendo todas as demandas.

Com a evolução do setor elétrico e o crescimento do Mercado Livre de Energia, as usinas solares e eólicas ganharam mais espaço na matriz. Portanto, a energia é direcionada a todo tipo de necessidade.

Quais são os desafios para implementação da energia renovável?

O Brasil tem um elevado potencial para a geração de energias renováveis, sobretudo a solar, eólica, biomassa e a hidrelétrica. Em vista disso, há um grande crescimento da geração limpa no país, com destaque para as usinas solares e eólicas.

Apesar disso, ainda há barreiras que tornam o desenvolvimento lento, por exemplo:

  • Questões de infraestrutura de distribuição;
  • Barreiras econômicas;
  • Incertezas políticas e regulatórias;
  • Questões mercadológicas;
  • Conscientização social.

Embora sejam entraves significativos, a transição energética segue em um processo otimista e com foco na sustentabilidade. Por isso, as fontes renováveis são predominantes e prometem se diversificar ainda mais em um futuro breve.

Concluímos neste post, que as energias renováveis são diversificadas e contribuem para reduzir impactos ambientais. Uma tendência em todos os países e o melhor caminho para a eficiência energética.

Curtiu o conteúdo? Agora que já entendeu sobre as energias renováveis e seus benefícios, não deixe de disseminar boas informações! Compartilhe este post nas suas redes sociais e permita que os seus contatos também entendam sobre o tema!

Em resumo

Quais são as energias renováveis?

– Energia solar;
– Energia hidrelétrica;
– Energia eólica;
– Energia geotérmica;
– Biomassa.

Quais os benefícios das energias renováveis?

– Fontes abundantes e inesgotáveis;
– Energia limpa e sustentável;
– Geração de energia com bom custo-benefício;
– Baixo impacto ambiental.

Qual a importância das energias renováveis para o meio ambiente?

As energias renováveis são importantes para o meio ambiente devido ao baixo impacto ambiental e emissão de poluentes, favorecendo a sustentabilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Posts Relacionados

12/06/2024 Empresas
O chiller é responsável por auxiliar na climatização de ambientes. Leia o artigo e saiba mais sobre!
22/05/2024 Energia
Energias renováveis são fontes limpas e inesgotáveis. Leia o artigo e entenda mais sobre!
15/05/2024 Serviços
Compressor é um item crucial para o bom funcionamento de empresas que usa ferramentas e equipamentos pneumáticos. Leia o artigo e saiba como alugar!
08/05/2024 Geradores
O gerador é indispensável para hospitais. Leia o artigo e descubra tudo o que você precisa saber sobre esse item.

Dúvidas, orçamentos, e projetos em geradores