Mercado Livre de Energia é um ambiente onde compradores e fornecedores de energia elétrica podem negociar livremente.

Mercado Livre de Energia: o que é e como funciona?

A energia elétrica é vital para a sobrevivência humana e passou por diversas transformações ao longo do tempo. Atualmente, o Mercado Livre de Energia se destaca como um dos principais avanços nesse cenário.

Nesse modelo de negócio, as empresas consumidoras podem adquirir energia de fontes diversas, além da concessionária local. Essa abordagem oferece uma flexibilidade única para a negociação de questões comerciais.

Continue lendo e saiba o que é o Mercado Livre de Energia, como funciona, quem pode comprar e quais as vantagens. Excelente leitura!

O que é o Mercado Livre de Energia?

O Mercado Livre de Energia é um ambiente onde compradores e fornecedores de energia elétrica podem negociar livremente. Ou seja, uma empresa pode escolher um determinado fornecedor e negociar todas as condições diretamente com ele.

Regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Mercado Livre de Energia é uma alternativa que proporciona maior flexibilidade às empresas. Isso porque, uma unidade consumidora, por exemplo, pode negociar as tarifas, prazos e formas de pagamento.

Nesse sentido, consiste em uma oportunidade que pode trazer economia e a possibilidade de adotar opções renováveis com praticidade.

Como funciona o Mercado Livre de Energia?

Também chamado de Ambiente de Contratação Livre (ACL), o Mercado Livre de Energia oferece a liberdade para a negociação. Basicamente, o consumidor pode identificar outras opções de fornecedores de energia e negociar todos os termos.

Sendo assim, as condições são variáveis e pode-se negociar os seguintes aspectos:

  • tipo de fonte de energia, como solar, eólica, hidrelétrica ou outra;
  • qual o tempo do fornecimento e validade do contrato;
  • o valor pago pelo volume de energia fornecido;
  • quais serão os índices de reajustes;
  • como será a forma de pagamento.

Ao encontrar um novo fornecedor e fechar o negócio, ainda haverá um contrato com a concessionária local para o uso da rede de distribuição. O que muda, portanto, é a fonte geradora que passa a ser a nova contratada e não a tradicional.

Quem pode comprar no mercado livre de energia?

Para comprar no Mercado Livre de Energia é preciso que a empresa seja considerada consumidora de média ou alta tensão. Desse modo, para atuar no ambiente livre é necessário que o consumo seja igual ou superior a 500 kW.

Entretanto, a partir de janeiro de 2024 as condições para atuar no mercado se tornam mais acessíveis. Isso significa que pequenas e médias empresas com demanda acima de 2,3 kV também poderão escolher e negociar energia com um novo fornecedor.

Uma mudança que na prática é importante, pois empreendimentos com conta de luz acima de R$ 10 mil já podem mudar o fornecedor. Anteriormente, o Mercado Livre de Energia estava disponível apenas a empresas com contas acima de R$ 50 mil.

Quais são as vantagens de comprar energia no Mercado Livre?

As condições do fornecimento de energia pelas concessionárias não são negociáveis e a empresa fica passível das constantes oscilações. Como os períodos de crise e as variações das bandeiras tarifárias, que podem elevar os custos.

Nesse contexto, o Mercado Livre de Energia surge como uma alternativa interessante e que proporciona liberdade de escolha. Com isso, são muitas vantagens, por exemplo:

  • possibilidade de negociar valores e prazos;
  • redução de custos na conta de luz;
  • previsibilidade de custos;
  • poder sobre a tomada de decisões;
  • contratação de caga sob medida;
  • oportunidade para adotar fontes renováveis e sustentáveis, como a solar.

Portanto, consiste em um ambiente de negociação moderno e que oferece melhores condições para o fornecimento de energia. Por essa razão, é um mercado que está em ascensão e que promete ser ainda mais movimentado no futuro.

Gostou de saber sobre o Mercado Livre de Energia? Se deseja continuar aperfeiçoando seus conhecimentos com conteúdos e novidades exclusivas, siga nossas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e no YouTube!

Em resumo

Como funciona energia do mercado livre?

No Mercado Livre de Energia, uma empresa pode negociar as condições para o fornecimento de energia elétrica com um novo fornecedor, alternativo à concessionária local. Inclusive o preço, formas de pagamento, índices de reajustes e um novo contrato.

Quem pode utilizar o mercado livre de energia?

A partir de janeiro de 2024, toda com demanda acima de 2,3 kV pode escolher o fornecedor e negociar no Mercado Livre de Energia.

Quais as vantagens do mercado livre de energia?

– possibilidade de negociar valores e prazos;
– redução de custos na conta de luz;
– previsibilidade de custos;
– poder sobre a tomada de decisões;
– contratação de caga sob medida;
– oportunidade para adotar fontes renováveis e sustentáveis, como a solar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Posts Relacionados

21/02/2024 Artigos
O imposto na conta de luz refere-se a encargos regulamentados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), os quais são aplicados tanto a indivíduos como a empresas.
14/02/2024 Energia
A biomassa é uma matéria orgânica concentrada de origem vegetal ou animal, utilizada como fonte de energia.
31/01/2024 Energia
A energia elétrica é vital para a sobrevivência humana e passou por diversas transformações ao longo do tempo. Atualmente, o Mercado Livre de Energia se destaca como um dos principais avanços nesse cenário. Nesse
24/01/2024 Artigos
O aluguel de gerador é disponibilizado por empresas especializadas, as quais oferecem o equipamento para uso durante um determinado período.

Dúvidas, orçamentos, e projetos em geradores