Entenda a diferença entre KVA, Watts, Volt e Amperes.

A eletricidade está presente no nosso cotidiano, nas tarefas mais simples até nas mais enigmáticas. Ela participa de tantas atividades de uma maneira tão acessível, que às vezes até passa despercebida. Entretendo, a eletricidade é bem complexa. 

Muitos já devem ter estudado na escola sobre esse fenômeno, mas será que você ainda se lembra o que significa amperes, watts, volts e kva?

Nesse artigo iremos explicar sobre cada medida, assim ninguém ficará mais confuso!

Amperes

A medida Amper (A) é usada para medir a corrente elétrica. Quando os elétrons de um átomo começam a se mover, de um átomo para o outro, é gerada uma corrente elétrica. A unidade Amprer serve para medir quantos elétrons formam essa corrente por segundo.

Watts

Quando um indivíduo pratica exercício físico, esse gasta calorias, certo? E com os equipamentos que utilizam energia elétrica é quase a mesma coisa, pois para funcionarem eles despendem energia. Logo, o Watts (W) é usado para medir esse gasto energético.

Volts

Para que os elétrons da corrente elétrica se movam, é necessário um estímulo chamado “potencial elétrico”. Se imaginarmos um balanço, sem ninguém brincando, ele ficará parado. Mas se alguém der um empurrão nele, ele entrará em movimento. E essa diferença de posição do brinquedo é uma analogia para a diferença de potencial elétrico que gerará corrente.

Logo, a diferença do potencial elétrico pode ser chamada, na elétrica, de “tensão elétrica”. E essa é medida pela unidade Volts (V). Sendo assim, uma pilha de 1,5 V tem uma tensão elétrica do mesmo valor.

KVA

O VA é a potência prevista, ou seja, a potência aparente. A sigla do KVA é composta por Volt (V), Amper (A) e K (que significa mil, como em quilogramas). Logo, KVA é 1 quilovolt amper.

Essa unidade é utilizada para planejar o circuito elétrico. Uma forma fácil de calcular é: se uma lâmpada consome 60 Watts, o circuito que irá alimentar precisará ter no mínimo 60 KVA.

Ficou mais claro sobre a utilidade e função de cada unidade?

Agora quando precisar fazer uma prova, ou um orçamento de alugueis de geradores, ou compra de geradores, ficará mais fácil de calcular a energia que irá precisar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Posts Relacionados

17/04/2024 Sustentabilidade
A ABNT NBR ISO 14001 é uma norma internacional que estabelece procedimentos e requisitos para o Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Ela determina tudo que a empresa deve seguir para a implementação de um sistema crite
10/04/2024 Artigos
Como o próprio nome indica, uma torre de iluminação é uma estrutura vertical ligada a geradores portáteis, com lâmpadas instaladas no topo. Trata-se de um dispositivo empregado para iluminar áreas que carecem de l
20/03/2024 Sustentabilidade
O oxicatalisador, instalado no sistema de escape dos geradores, funciona como um filtro, diminuindo as emissões de gases poluentes.
13/03/2024 Geradores
Simples e eficiente, o gerador de energia para residência garante o fornecimento de luz para alimentar a casa durante os apagões.

Dúvidas, orçamentos, e projetos em geradores