Entenda as cores padrão para cabos elétricos

Blog

Entenda as cores padrão para cabos elétricos

Entenda as cores padrão para cabos elétricos

  • 11/04/2022
  • WGL Geradores
Entenda as cores padrão para cabos elétricos

Desde 31 de março de 2005, o Brasil segue a ABNT NBR 5410, elaborada pelo Comitê Brasileiro de Eletricidade. Essa Norma define cores padrão para cabos elétricos em qualquer instalação em território nacional.

De forma resumida, a NBR 5410 determina o cumprimento de duas regras básicas na hora de se escolher fios e cabos. A primeira regra do padrão de cores para cabos elétricos refere-se ao condutor neutro: ele sempre deve ter a cor azul claro. Já a segunda determina que o condutor de proteção, ou seja, o fio terra, seja sempre verde ou verde e amarelo. No entanto, a norma também regulamenta que as outras cores são de uso livre, contanto que não sejam usadas para os condutores neutros ou terra.

Então, quais são as cores padrão para cabos elétricos que de fato conduzem eletricidade? Descubra a seguir para evitar acidentes no futuro:

Cabo azul claro

Essa cor de cabo elétrico deve ser usada para identificar um condutor isolado, cabo unipolar ou veia de cabo multipolar.

Cabo verde ou verde e amarelo

Essas cores designam os chamados cabos de aterramento, também conhecidos popularmente como fio-terra. Contudo, vale lembrar que qualquer tipo de cabo pode ser utilizado como condutor de proteção. 

O importante é que sua instalação ocorra conforme as regras de dimensionamento. Ou seja, que tenha a espessura recomendada para a rede em questão. Entretanto, identificar todos os pontos visíveis do cabo com o padrão de cor estabelecido para o condutor de proteção é imprescindível para a segurança do projeto elétrico.

Cabo branco, preto ou vermelho

Essas cores são usadas para identificar condutores fase. Contudo, os projetos de rede elétrica do condutor fase são livres para usar qualquer cor que não tenha sido designada a outros tipos de condutores pela Norma NBR 5410.

Portanto, é comum que os profissionais façam o uso das cores branca, preta ou vermelha para esse tipo de instalação. Contudo, vale reforçar que cabos de retorno, geralmente empregados em interruptores com a função liga e desliga de lâmpadas, seguem a mesma regra do condutor de fase.

Então, é fundamental estar atento ao padrão de cores de cabos elétricos determinado pela lei às variadas funções de condutores. Vale ainda pedir por escrito aos profissionais responsáveis pelo projeto elétrico quais cores eles escolhem para designar quais funções. Afinal, assim você mantém sua rede elétrica livre de acidentes e falhas durante períodos de eventual manutenção. 

Gostou deste conteúdo? Para continuar informado sobre mercado de geradores de energia continue acompanhando as atualizações do nosso blog. Você também pode seguir nossa empresa no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Telefone: (11) 3552-5300

Dúvidas, orçamentos, e
projetos em geradores

#
SEGMENTOS

Principais Setores
que atendemos

Hospitais
WGL GERADORES

Hospitais

Supermercados
WGL GERADORES

Supermercados

Hotéis
WGL GERADORES

Hotéis

Condomínios
WGL GERADORES

Condomínios

Eventos
WGL GERADORES

Eventos

Data Centers
WGL GERADORES

Data Centers

Indústrias
WGL GERADORES

Indústrias