Gerador a Diesel VS Crise Energética: Lucratividade em Horários de Ponta

Blog

Gerador a Diesel VS Crise Energética: Lucratividade em Horários de Ponta

Gerador a Diesel VS Crise Energética: Lucratividade em Horários de Ponta

  • 06/06/2017
  • WGL Geradores
WGL Geradores de Energia
A crise energética, o gerador a diesel e os horários de ponta. Saiba como gerar lucros analisando estes fatores.

O gerador a diesel ganhou um papel vital para as empresas se manterem sustentáveis nos horários de ponta.

O gerador de energia a diesel tornou-se protagonista nato desde que, entre 2013 e 2014 tivemos grandes crises energéticas que trouxeram a tona discussões quanto a disponibilidade de recursos energéticos e a oferta de energia no Brasil.

O governo adotou medidas emergenciais, colocando em pauta várias propostas relacionadas ao investimento no setor elétrico, com foco em conter a falta de oferta energética em algumas regiões do Brasil.

O Brasil até agora não se recuperou ao passar pela pior crise energética da história. Crise essa, que trouxe dois problemas graves que se estendem até os dias atuais.

A crise energética refletiu no financeiro do país, quando o governo renovou as concessões e obrigou as empresas a reduzirem tarifas em uma fase onde o custo estava crescendo globalmente.

Além disso, também tivemos o problema relacionado ao incentivo excessivo ao consumo, causando problemas enormes no abastecimento e agravando mais ainda a crise energética brasileira.

E quer saber o pior? A Crise energética no Brasil não é nem recente, nem tem motivos inéditos. Basta ler este artigo de novembro de 2001, sobre o assunto

Crescimento da produção de Grupos Geradores a Diesel

Devido ao cenário anterior (e atual), que persiste a muitos anos, um dos nichos que mais cresceram e crescem é a produção, venda, locação e instalação de geradores a diesel.

As indústrias recorreram aos grupos geradores, atitude fundamental para atingir as famigeradas metas de racionamento sem prejudicar a performance da produção.

Pergunta – Quem é o protagonista disso tudo?

Se você pensou gerador de energia a diesel, errou! Mas não errou completamente. O cerne da questão é o seguinte…

Pense! Qual o principal combustível que movimenta e ajuda a resolver na raíz da questão do problema?

Se você desta vez pensou, óleo diesel, acertou.

O principal combustível que faz com que a engrenagem gire, é justamente, o óleo diesel.

Agora vamos aos dados:
  • 15% do consumo nacional de óleo diesel é importado
  • 85% do óleo diesel é subsidiado pelo governo
  • O óleo diesel tem grande importância para o desenvolvimento não só da geração de energia, mas também para o transporte, saúde e meio ambiente
  • A densidade do diesel derivado do petróleo é de cerca de 0,853 kg/L, que é mais denso que a gasolina em 12%
  • O óleo diesel é o derivado de petróleo mais consumido. O volume de óleo diesel vendido em 2014 representou 41% do volume total de derivados
  • Motores turbo a diesel conseguem eficiências da ordem 45% entre energia química em energia mecânica (Valor superior aos motores a gasolina que são 30%)

Geradores a Diesel reduzem custos em horários de ponta durante a crise energética

A crise energética favorece a um sistema alternativo de geração de energia utilizando o diesel, um combustível de baixo valor e largamente utilizado no Brasil

Afinal, as particularidades relacionadas ao custo benefício, potência e metodologia mais adequada para se alcançar o objetivo que envolve a operação estão em alta por motivos relacionados.

O cenário energético anterior e atual no Brasil faz com que a redução de custos com energia elétrica seja vital, pois influencia diretamente na produção, performance e viabilidade econômica das indústrias.

As concessionárias aumentam as tarifas em horários de ponta e por justamente este motivo que as indústrias estudam substituir parcialmente ou totalmente a geração de energia através dos geradores a diesel.

Através dos geradores e do diesel, combustível com baixo custo e, como já dissemos, largamente utilizado no Brasil, as empresas conseguem viabilizar suas operações mantendo a lucratividade.

A Petrobrás, sabendo da importância do óleo diesel para o país, para manter a qualidade necessária e os custos competitivos se posiciona nitidamente, dando prioridade ao diesel, que conforme levantamos é o combustível mais consumido no Brasil.

De acordo com o artigo referente ao 3° Congresso Brasileiro de Petróleo e Gás:

“O elevado custo da energia no horário de ponta tem como intuito minimizar o consumo em tal horário e resguardar o sistema de geração e transmissão de picos de potência. Cabe às concessionárias de força e luz definir o horário em que este intervalo de três horas é valido. O custo da energia no horário de ponta é tão elevado que justifica mesmo a auto-produção Diesel”.

A crise energética trouxe muitas oportunidades para o setor de geração de energia a diesel.

Telefone: (11) 3552-5300

Dúvidas, orçamentos, e
projetos em geradores

#
SEGMENTOS

Principais Setores
que atendemos

Hospitais
WGL GERADORES

Hospitais

Supermercados
WGL GERADORES

Supermercados

Hotéis
WGL GERADORES

Hotéis

Condomínios
WGL GERADORES

Condomínios

Eventos
WGL GERADORES

Eventos

Data Centers
WGL GERADORES

Data Centers

Indústrias
WGL GERADORES

Indústrias