Operador pensando: gerador a gás ou gerador a diesel?

Gerador a gás ou gerador a diesel: qual é o ideal para o meu negócio?

Gerador a gás ou gerador a diesel: qual é o mais indicado para a minha empresa? Se essa é a sua dúvida, você está no artigo certo! No mercado, existe uma ampla variedade de equipamentos de fornecimento de energia elétrica, cada um com suas características e especificações.

Para te ajudar a encontrar a melhor opção, trouxemos esse conteúdo explicando as diferenças entre o gerador a gás e o gerador a diesel e, para qual segmento cada um é mais indicado. Vem com a gente!

Gerador a gás ou gerador a diesel: diferenças entre os tipos

Como muitos já sabem, a principal diferença entre os dois equipamentos é o tipo de combustível que eles usam. Enquanto um é alimentado por um motor a diesel, o outro funciona a base de gás natural ou propano.

Por conta disso, o gerador a diesel é capaz de gerar mais energia por unidade de combustível do que o outro modelo. No entanto, o gerador a gás geralmente é mais eficiente em termos de emissões e pode ser uma opção mais ecológica.

Outra diferença significativa é a engrenagem de ignição usada em cada tipo de sistema. O gerador a diesel usa um mecanismo de ignição por compressão, enquanto o gerador a gás usa um sistema de ignição por faísca.

Em suma, essa característica influencia no desempenho do equipamento em termos de eficiência, segurança, sustentabilidade, entre outros fatores que abordaremos no tópico a seguir.

Gerador a gás ou gerador a diesel: qual a melhor opção?

Não há dúvidas de que investir em geradores pode trazer inúmeros benefícios ao seu negócio. Seja em redução de custo, para dar mais segurança no fornecimento de energia elétrica e/ou evitar quedas e instabilidades. Porém, cada modelo tem suas vantagens e desvantagens. Abaixo, selecionamos alguns critérios importantes que você precisa conhecer quando for escolher o seu equipamento.

Eficiência de uso

Em termos de eficiência operacional, já adiantamos para você que o gerador a diesel é o mais vantajoso. Isso porque ele tem maior rendimento com um menor consumo de combustível.

Essa medição é feita com base no cálculo de poder calorífico do diesel (em média 10.50 kcal/kg) e do gás (aproximadamente 9.400 kcal/m³) em relação a cada kw.h de energia a ser produzida no gerador.

Ou seja, apesar do preço do diesel ser mais alto que o gás, o gerador desse tipo apresenta maior rendimento, exigindo menos consumo de combustível e fornecendo maior eficiência energética.

Usabilidade e operação

Quando se trata de uso constante e sem interrupção o gerador a diesel é o mais indicado, uma vez que eles são projetados para suportar cargas pesadas e operar continuamente por longos períodos sem apresentar problemas.

Isso é possível graças à densidade energética do diesel, que é maior do que a do gás natural. Em decorrência disso, esse tipo de equipamento destaca-se pela versatilidade, podendo ser instalado em grandes indústrias, usinas, mineradoras, shoppings centers, residências, entre outros ambientes.

Tempo de acionamento

Independentemente do local onde o equipamento for instalado, o tempo de acionamento que ele leva após a queda da energia é um critério importante que deve ser avaliado. Afinal, são inúmeras as empresas que investem em geradores com objetivo de ter um backup energético seguro (energia emergencial).

Nesse quesito, outra vez, o gerador a diesel leva a melhor. Enquanto ele demora de 10 a 20 segundos para dar a partida após a queda, o gerador a gás pode demorar de 5 a 10 minutos. Esse tempo de inatividade pode gerar grandes prejuízos para o seu negócio.

Além disso, em hospitais, por exemplo, onde a energia elétrica é crucial para manter os aparelhos ligados, é recomendável a adoção do gerador a diesel.

Segurança

O gerador a gás ou gerador a diesel são seguros desde que sejam operados de forma correta. Portanto, nesse quesito, cabe a você adotar as boas práticas de uso, realizando a manutenção preventiva, preditiva e corretiva de forma periódica.

Além disso, nunca faça o reparo do equipamento por conta própria. Sempre que for necessário fazer algum tipo de revisão ou conserto, contate uma empresa de confiança e técnicos especializados.

Por último, vale destacar que, o gerador a diesel demanda alguns cuidados adicionais de segurança, uma vez que é preciso o abastecimento constante do equipamento.

Sustentabilidade

As pautas relacionadas à sustentabilidade são cada vez mais relevantes na escolha de equipamentos para empresas. Nesse quesito, o gerador a gás tem vantagens em relação ao gerador a diesel.

Isso deve-se ao fato de que o uso de gás natural como combustível gera menos emissões de poluentes do que a queima de diesel, pois o gás é uma fonte de energia mais limpa, com menos enxofre e material particulado.

Vantagens e desvantagens do gerador a diesel

Aqui estão algumas das principais vantagens e desvantagens do gerador a diesel:

Vantagens:

  •         Mais confiável e durável;
  •         Melhor rendimento de combustível;
  •         Mais eficiente em termos de energia;
  •         Pode suportar cargas mais pesadas e operar por períodos mais longos.

Desvantagens:

  •         Maior custo inicial, em caso de aquisição;
  •         Requer manutenção regular;
  •         Emite mais poluentes e ruídos.

Vantagens e desvantagens do gerador a gás

Veja abaixo algumas das principais vantagens e desvantagens do gerador a gás:

Vantagens:

  •         Mais eficiente em termos de emissões;
  •         Mais silencioso e emite menos fumaça e odor;
  •         Gás natural é uma fonte de energia mais limpa do que o petróleo.

Desvantagens:

  •         Menos confiável e durável do que o gerador a diesel;
  •         Capacidade de carga e duração da operação contínua limitadas;
  •         Mais difícil de operar e requer ajustes frequentes na mistura ar-combustível.

Afinal, gerador a gás ou gerador a diesel, qual é o ideal para o meu negócio?

Bom, a escolha do tipo de gerador para o seu negócio vai depender do seu objetivo e da necessidade de uso. Como você pôde ver, o gerador a diesel destaca-se pela versatilidade e eficiência. Já o gerador a gás sobressai pelo menor impacto ecológico.

Portanto, se o seu negócio exige suportar cargas pesadas por períodos prolongados, o gerador a diesel é uma opção viável. Ele é mais confiável, durável e requer menos cuidados do que o gerador a gás.

Se a eficiência de emissões e o impacto ambiental são preocupações importantes da sua empresa, o gerador movido a gás natural é a melhor opção. Ele é mais eficiente em termos de emissões, gera menos fumaça e odor e é alimentado por uma fonte de energia mais limpa.

Basicamente, se você quer investir em geradores de energia elétrica, antes de tudo, tenha em mente quais são as suas necessidades para escolher a solução que mais se adeque ao seu negócio.

Contudo, podemos afirmar que o gerador a diesel acaba sendo a melhor escolha para a maioria das empresas devido todas as vantagens apresentadas ao longo deste artigo.

Onde encontrar as melhores soluções de energia elétrica?

Para cada cliente, a WGL oferece diferentes soluções em energia! Com uma metodologia personalizada, oferecemos um serviço sob medida para sua empresa. Assim, levamos em conta suas necessidades específicas e particularidades do seu negócio.

Além disso, a WGL está sempre em busca de inovações e tecnologias avançadas que possam otimizar a eficiência energética e reduzir custos para seus clientes. Com uma equipe especializada e comprometida em fornecer um serviço de alta qualidade, somos a melhor opção para quem busca soluções de energia elétrica confiáveis e eficientes.

Entre em contato com a nossa empresa e descubra como podemos ajudar você a atender às suas demandas energéticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Posts Relacionados

22/05/2024 Energia
Energias renováveis são fontes limpas e inesgotáveis. Leia o artigo e entenda mais sobre!
15/05/2024 Serviços
Compressor é um item crucial para o bom funcionamento de empresas que usa ferramentas e equipamentos pneumáticos. Leia o artigo e saiba como alugar!
08/05/2024 Geradores
O gerador é indispensável para hospitais. Leia o artigo e descubra tudo o que você precisa saber sobre esse item.
24/04/2024 Manutenção
O plano de manutenção é um documento indispensável para o bom funcionamento de máquinas e equipamentos. Leia o artigo e entenda o motivo de sua importância!

Dúvidas, orçamentos, e projetos em geradores