Máquina representando as normas para instalação de geradores.

Norma para instalação de geradores: conheça as regulamentações ideais para o seu negócio

Você conhece todas as leis e as normas para instalação de geradores? Caso esteja planejando adquirir ou alugar um, é fundamental que você conheça todas as regras para o uso do equipamento, uma vez que o não cumprimento delas pode colocar em risco a segurança de todos, além de gerar penalidades e multas. 

Basicamente, existem leis em escala federal, estadual e municipal que regem a instalação e o uso desse tipo de fonte de energia. Por isso, para o evitar o descumprimento dos códigos vigentes, leia este artigo até o final onde abordamos o tema: norma para instalação de geradores. Vem com a gente!

Principais leis e normas para instalação de geradores

A instalação de geradores é regulamentada por diversas normas técnicas e leis, que visam garantir a segurança das pessoas, a eficiência da operação e a preservação do meio ambiente. Conheça algumas das principais regulamentações:

Resolução ANEEL nº 482/2012 

A resolução n° 482/2012 da Agência Nacional de Energia Elétrica estabelece as condições gerais para o acesso de micro e minigeradores de energia elétrica aos sistemas de distribuição de energia elétrica. 

NT 6.012 

NT 6.012 estabelece as diretrizes necessárias para o desenvolvimento de projetos necessários à interligação de microgeração e minigeração entre a rede de distribuição de baixa tensão, média tensão ou sistema de alta tensão. 

NT 6.010

A norma NT 6.010 determina as condições mínimas para interligação de geradores privados para consumidores secundários com a rede de distribuição da ENEL através de sistemas de transferência automática com paralelismo momentâneo ou durável.

NT 6.009 

Já a nota técnica 6.009 estabelece os requisitos mínimos para a instalação de geradores de consumidor primário com a rede de distribuição com paralelismo permanente. 

NT 6.008

NT 6.008 constitui as normas voltadas para interligação entre o gerador privado e a rede de distribuição utilizando um sistema de transferência automática com interrupção. 

NT 6.005

Basicamente, a NT 6.005 contém as diretrizes necessárias para interligação de gerador de consumo primário com a rede de distribuição com paralelismo momentâneo. 

ND 6.002

Por último, a ND 6.002 corresponde a apresentação de projetos de instalação de grupos geradores privados. 

Cuidados necessários na instalação de geradores

Além destas normas estabelecidas em lei, durante a instalação de geradores em empresas, condomínios ou residências, é preciso ter cautela para não violar algumas regras. Veja a seguir quais são esses cuidados.

Poluição sonora 

Outro aspecto importante quando se trata de instalação de geradores é a poluição sonora que pode ser gerada pela não obediência das especificações técnicas. Portanto, para não correr esse risco e garantir a eficiência energética siga sempre as recomendações da empresa fornecedora. 

Além disso, é fundamental que você escolha um local adequado para a instalação do equipamento para minimizar a exposição do ruído aos moradores ou colaboradores que ocupam o ambiente. 

Segurança 

A instalação elétrica do gerador deve ser realizada por profissionais capacitados e seguindo as normas e regulamentações estabelecidas pela  Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Isso garante a proteção contra riscos elétricos e o funcionamento pleno do equipamento.

Meio ambiente

Após a instalação do gerador é importante que você faça uma análise periódica da tubulação do equipamento para checar a emissão de gases. Caso você observe algo diferente do comum, entre em contato com o seu fornecedor ou uma empresa especializada em reparos. 

Fique por dentro das tendências em geradores de energia para garantir o sucesso do seu negócio

O mercado de geradores está em constante evolução, e novas tecnologias estão surgindo para atender às demandas cada vez mais específicas dos clientes. Portanto, ficar atualizado sobre as tendências e as novidades desse segmento é essencial para garantir o sucesso do seu negócio.

Acesse agora mesmo o blog da WGL e fique por dentro de tudo que ocorre no mercado de geradores. 

Em resumo

O que diz a legislação sobre geradores?

A resolução n° 482/2012 da Agência Nacional de Energia Elétrica estabelece as condições gerais para o acesso de micro e minigeradores de energia elétrica aos sistemas de distribuição de energia elétrica. 

Quais são as principais normas para instalação de geradores?

Essas são algumas das principais regulamentações e normas que regem a instalação de geradores:

– Resolução ANEEL nº 482/2012;
– NT 6.012;
– NT 6.010;
– NT 6.009;
– NT 6.008;
– NT 6.005;
– ND 6.002.

Quais são os cuidados no hora de fazer a instalação de geradores? 

Um aspecto importante quando se trata de instalação de geradores é a poluição sonora que pode ser gerada pela não obediência das especificações técnicas. Além disso, é imprescindível que você siga as normas de segurança e faça uma análise da verificação da emissão de gases para não prejudicar o meio ambiente. 

Uma resposta para “Norma para instalação de geradores: conheça as regulamentações ideais para o seu negócio”

  1. Bom dia, posso instalar um gerador em minha residencia junto do muro que divide a minha casa com os vizinhos, existe um distancia regulamentar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Posts Relacionados

10/04/2024 Artigos
Como o próprio nome indica, uma torre de iluminação é uma estrutura vertical ligada a geradores portáteis, com lâmpadas instaladas no topo. Trata-se de um dispositivo empregado para iluminar áreas que carecem de l
20/03/2024 Sustentabilidade
O oxicatalisador, instalado no sistema de escape dos geradores, funciona como um filtro, diminuindo as emissões de gases poluentes.
13/03/2024 Geradores
Simples e eficiente, o gerador de energia para residência garante o fornecimento de luz para alimentar a casa durante os apagões.
06/03/2024 Usinas
A crise hídrica surge de extensos períodos de seca, resultando na redução dos níveis dos reservatórios.

Dúvidas, orçamentos, e projetos em geradores