Multímetro utilizado para medir a impedância elétrica.

Você sabe o que é Impedância Elétrica? Descubra aqui!

Os termos técnicos relacionados aos geradores de energia sempre despertaram dúvidas em muitas pessoas. Nesse sentido, um dos temas que mais geram questionamentos é sobre a impedância elétrica.

Todos os dispositivos eletrônicos trabalham em correntes elétricas de diferentes níveis e padrões para manter o funcionamento adequado. A impedância está diretamente ligada com aspectos que auxiliam no cálculo da corrente ideal.

No post de hoje, você vai entender o que é a impedância elétrica, sua importância e como calculá-la. Acompanhe!

O que é a impedância elétrica?

A impedância elétrica é uma medida que avalia a capacidade de um circuito de resistir ao fluxo de corrente elétrica após a aplicação de tensão em seus terminais. Trata-se de um importante parâmetro para garantir a eficiência energética do equipamento.

Como algumas máquinas suportam correntes elevadas e outras cargas mais reduzidas, o cálculo da impedância é essencial para evitar riscos. Portanto, é um dado crucial para lidar com dispositivos elétricos.

Dessa forma, quanto maior a impedância, maior será a potência exigida para fazer um equipamento funcionar adequadamente. Em caso de divergência, o mecanismo não irá atuar com eficiência.

Quais são as grandezas da impedância elétrica?

A medida da impedância elétrica é composta por 4 grandezas: resistência elétrica, reatância, reatância indutiva e capacitiva. Tais fatores estão presentes em todos os circuitos elétricos e também nos componentes eletrônicos.

A seguir, explicaremos em detalhes a importância de cada um desses elementos:

Resistência elétrica

A resistência elétrica ocorre quando um determinado componente do circuito faz oposição a corrente elétrica e acaba gerando energia em forma de calor. Esse processo de oposição da passagem elétrica também é conhecido como efeito Joule.

Reatância

Por sua vez, a reatância é a oposição contra a passagem de correntes elétricas, de maneira semelhante à resistência elétrica. No entanto, para ser uma medida de resistência, observa-se a frequência indutiva e capacitiva, de acordo com a carga.

Reatância indutiva e capacitiva

Tanto a reatância indutiva quanto a capacitiva vem, respectivamente, dos elementos indutores e de capacitância dos circuitos. Sendo assim, quando se opõe a corrente não geram calor, mas a energia é gasta formando um campo magnético ou elétrico.

Como calcular a impedância elétrica?

Antes de tudo, é preciso saber que a impedância elétrica é expressa na unidade Ohms, que está relacionada com a tensão e a corrente que passa em um elemento. Esse conceito é a base para calculá-la. 

A fórmula da impedância é:

Impedância (Z) = Tensão (V) / Corrente (I)

Por exemplo, se você tiver um componente com uma impedância de 10 Ohms (resistência) e 5 Ohms (reatância), a impedância total será:

Z = 10 + 5j Ohms

Isso significa que a impedância total desse componente é de 10 Ohms na parte real (resistência) e 5 Ohms na parte imaginária (reatância).

Para um cálculo preciso, é importante observar todas as grandezas da impedância e o objetivo do cálculo. Se necessário, conte com apoio profissional de um eletricista para utilizar os equipamentos da forma correta, segura e compatível com a atividade.

Gostou de saber o que é a impedância elétrica? Se o conteúdo esclarece suas dúvidas, o que acha de ajudar outras pessoas? Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e contribua para disseminar boas informações aos seus contatos!

Em resumo

O que é a impedância elétrica?

A impedância elétrica é uma medida que avalia a capacidade de um circuito de resistir ao fluxo de corrente elétrica após a aplicação de tensão em seus terminais. Trata-se de um importante parâmetro para garantir a eficiência energética do equipamento.

Quais as grandezas da impedância?

– Resistência elétrica;
– Reatância;
– Reatância indutiva e capacitiva

Como medir a impedância elétrica?

Para calcular a impedância elétrica, basta dividir a tensão de um determinado circuito por sua corrente. A fórmula para o cálculo é a seguinte: Impedância (Z) = Tensão (V) / Corrente (I).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Posts Relacionados

15/05/2024 Serviços
Compressor é um item crucial para o bom funcionamento de empresas que usa ferramentas e equipamentos pneumáticos. Leia o artigo e saiba como alugar!
08/05/2024 Geradores
O gerador é indispensável para hospitais. Leia o artigo e descubra tudo o que você precisa saber sobre esse item.
24/04/2024 Manutenção
O plano de manutenção é um documento indispensável para o bom funcionamento de máquinas e equipamentos. Leia o artigo e entenda o motivo de sua importância!
17/04/2024 Sustentabilidade
A ABNT NBR ISO 14001 é uma norma internacional que estabelece procedimentos e requisitos para o Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Ela determina tudo que a empresa deve seguir para a implementação de um sistema crite

Dúvidas, orçamentos, e projetos em geradores