Os apagões que ficaram marcados na história do Brasil

Blog

Os apagões que ficaram marcados na história do Brasil

Os apagões que ficaram marcados na história do Brasil

  • 31/05/2019
  • WGL Geradores

Hoje é mais difícil de imaginar a vida sem a energia elétrica, principalmente porque estamos acostumados a usá-la todos os dias.

Volta e meia, sofremos com as interrupções pontuais no fornecimento de energia elétrica, e por mais que dure pouco tempo, já é o suficiente para nos deixar incomodados com a espera. Existem diversos casos no Brasil de falhas no sistema de energia que deixaram milhões de pessoas no escuro. As razões que levam essas quedas de energia são muitas, podem ir desde problemas causados as condições meteorológicas, até falhas de segurança ou ruptura de cabos.

Nesse artigo, listaremos os 5 apagões em grandes intensidades, que marcaram a história do Brasil.

1.EM SETEMBRO DE 1985

No dia 17 de setembro de 1985, ocorreu o que foi considerado uma das primeiras grandes falhas no fornecimento de energia elétrica. Quedas de energia sempre ocorrem, mas essa foi a primeira que chegou em uma alta escala aponto de marcar a história do Brasil.

Foi calculado que aproximadamente 12 milhões de pessoas, de 7 estados do Brasil (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Goiás, São Paulo, Rio Grande do Sul, Espírito Santo), tenham sido atingidas nesse dia. O blecaute aconteceu devido a queda de um elo da subestação de São Roque e durou em média de 30 minutos.

2.EM MARÇO DE 1999

Ocorreu no dia 11 de março de 1999 um apagão que, até o momento, era considerado o maior apagão do Brasil. Estimasse que mais de 76 milhões de pessoas ficaram sem luz, e os intervalos variam entre 40 minutos até 6 horas. Cerca de onze estados brasileiros e mais o Paraguai ficaram sem energia após uma falha na subestação de Bauru, no interior de São Paulo.

3. JANEIRO de 2002

O apagão registrado em 21 de janeiro de 2002, atingiu a região Centro-Sul do Brasil. Registra-se que pelo menos 10 estados ficaram sem energia elétrica. O estado de São Paulo foi o mais atingido nessa ocasião, e estimasse que 84% da população ficou “no escuro” por cerca de 4 horas. E no Mato Grosso, 78% dos consumidores sofreram com a queda. Tudo isso ocorreu por conta de um rompimento no cabo da linha de transmissão de energia que liga a Usina Hidroelétrica de Ilha Solteira à subestação de Araraquara, no interior de São Paulo.

4. NOVEMBRO de 2009

O que aconteceu no dia 10 de novembro de 2009 é considerado até hoje, o maior apagão que na aconteceu na história do Brasil. Calcula-se que cerca de 90 milhões de pessoas ficaram sem luz, depois que as condições meteorológicas provocaram uma falha em três linhas de transmissão provenientes da Usina Hidroelétrica de Itaipu.

Além disso, 90% do território do Paraguai também ficou sem energia.

5. FEVEREIRO DE 2010

Para fechar a lista, o incidente mais recente. Esse ocorreu no dia 10 de fevereiro de 2010, e as causas até hoje não foram identificadas. Entretendo estados da região do Norte e Nordeste ficaram sem luz por horas. A Eletronorte e o Operadora Nacional do Sistema Elétrico informam causas diferentes, logo não se chega a nenhuma conclusão.

O aluguel de geradores para estabelecimentos como hospitais, aeroportos, supermercados, entre outros é fundamental. Pois em situações como essas, sem o gerador de energia vidas podem correr risco, mercadorias que precisam ser armazenadas em certa temperatura podem estragar, além da confusão que pode gerar.

Telefone: (11) 3552-5300

Dúvidas, orçamentos, e
projetos em geradores

#
SEGMENTOS

Principais Setores
que atendemos

Hospitais
WGL GERADORES

Hospitais

Supermercados
WGL GERADORES

Supermercados

Hotéis
WGL GERADORES

Hotéis

Condomínios
WGL GERADORES

Condomínios

Eventos
WGL GERADORES

Eventos

Data Centers
WGL GERADORES

Data Centers

Indústrias
WGL GERADORES

Indústrias