No dia 12 de setembro, moradores da Zona Norte do Rio de Janeiro foram surpreendidos com um incêndio de grandes proporções no Hospital Badim, localizado no Bairro Maracanã. De acordo com a direção do hospital, a principal suspeita é de que houve um curto-circuito no gerador de energia do prédio, que espalhou muita fumaça por todo o local, tendo que ser feita a evacuação de funcionários e principalmente, dos pacientes que ali estavam.
Contudo, hoje vamos abordar este tema aqui no blog, para sabermos qual a importância de se ter geradores em hospitais e se eles podem causar algum malefício se não estiver em boas condições. Por isso é importante fazer a locação de geradores confiáveis.
A importância de se ter um grupo gerador em hospitais e clínicas é tão bem estabelecida que desde 1977 sua presença é pedida pelo Ministério da Saúde. O gerador é necessário para assegurar que todos os equipamentos considerados vitais dos pacientes continuem a funcionar sem interrupção, mesmo quando a rede de energia local falhar, por isso a preventiva é tão importante nesses casos.
A ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, concorda. Em seu Manual de Segurança no Ambiente Hospitalar está incluído um plano de emergência para falta de energia elétrica. O manual lista quais estruturas devem ser alimentadas, o que fazer frente à perda total ou parcial de energia, e muito mais. Um gerador de energia possui elementos sensíveis que requerem uma manutenção corretiva, para que se mantenha o bom funcionamento do dispositivo.
O documento descreve as medidas de segurança necessárias, como manutenção contínua do aparelho, e exige que este entre em funcionamento em até 10 segundos após a queda da rede.
Para garantir que o gerador esteja em plena capacidade de funcionamento, é fundamental que o equipamento passe por um processo de manutenção de geradores, adequado e com cuidados frequentes, mesmo não dando sinais de mau funcionamento. Procure fazer a locação dos mesmos com empresas de confiança.
Os ajustes devem ser realizados por profissionais especializados e com conhecimento técnico para verificar se os dispositivos realmente precisam de reparos ou de reposição de peças, para garantir maior vida útil e diminuição de falhas, como aconteceu no Hospital Badim, na Zona Norte do Rio de Janeiro (12 de setembro de 2019).