A importância da preventiva de Geradores em Hospitais

Blog

A importância da preventiva de Geradores em Hospitais

A importância da preventiva de Geradores em Hospitais

  • 19/09/2019
  • WGL Geradores

No dia 12 de setembro, moradores da Zona Norte do Rio de Janeiro foram surpreendidos com um incêndio de grandes proporções no Hospital Badim, localizado no Bairro Maracanã. De acordo com a direção do hospital, a principal suspeita é de que houve um curto-circuito no gerador de energia do prédio, que espalhou muita fumaça por todo o local, tendo que ser feita a evacuação de funcionários e principalmente, dos pacientes que ali estavam.

Contudo, hoje vamos abordar este tema aqui no blog, para sabermos qual a importância de se ter geradores em hospitais e se eles podem causar algum malefício se não estiver em boas condições. Por isso é importante fazer a locação de geradores confiáveis.

A importância de se ter um grupo gerador em hospitais e clínicas é tão bem estabelecida que desde 1977 sua presença é pedida pelo Ministério da Saúde. O gerador é necessário para assegurar que todos os equipamentos considerados vitais dos pacientes continuem a funcionar sem interrupção, mesmo quando a rede de energia local falhar, por isso a preventiva é tão importante nesses casos.

A ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, concorda. Em seu Manual de Segurança no Ambiente Hospitalar está incluído um plano de emergência para falta de energia elétrica. O manual lista quais estruturas devem ser alimentadas, o que fazer frente à perda total ou parcial de energia, e muito mais. Um gerador de energia possui elementos sensíveis que requerem uma manutenção corretiva, para que se mantenha o bom funcionamento do dispositivo.

O documento descreve as medidas de segurança necessárias, como manutenção contínua do aparelho, e exige que este entre em funcionamento em até 10 segundos após a queda da rede.

Para garantir que o gerador esteja em plena capacidade de funcionamento, é fundamental que o equipamento passe por um processo de manutenção de geradores, adequado e com cuidados frequentes, mesmo não dando sinais de mau funcionamento. Procure fazer a locação dos mesmos com empresas de confiança.

Os ajustes devem ser realizados por profissionais especializados e com conhecimento técnico para verificar se os dispositivos realmente precisam de reparos ou de reposição de peças, para garantir maior vida útil e diminuição de falhas, como aconteceu no Hospital Badim, na Zona Norte do Rio de Janeiro (12 de setembro de 2019).

Telefone: (11) 3552-5300

Dúvidas, orçamentos, e
projetos em geradores

#
SEGMENTOS

Principais Setores
que atendemos

Hospitais
WGL GERADORES

Hospitais

Supermercados
WGL GERADORES

Supermercados

Hotéis
WGL GERADORES

Hotéis

Condomínios
WGL GERADORES

Condomínios

Eventos
WGL GERADORES

Eventos

Data Centers
WGL GERADORES

Data Centers

Indústrias
WGL GERADORES

Indústrias