Principais fontes de energia elétrica

Blog

Principais fontes de energia elétrica

Principais fontes de energia elétrica

  • 18/06/2019
  • WGL Geradores

Você sabia que no mundo da energia elétrica existe diversas fontes geradoras de energia, e cada uma delas apresenta suas próprias e distintas características. No dia a dia esquecemos do quanto somos dependentes da energia elétrica, por ela está tão presente nas atividades e produtos que usamos diariamente, como por exemplo na geladeira, ou para carregar a bateria do celular. E tem lugares que ela é indispensável, como nos hospitais, aeroportos, supermercados, e esses costumam ter o comportamento de alugar geradores, para ficar seguros de que a energia não irá acabar. Por conta dessa utilização abundante, o homem foi, ao longo de muitos anos, descobrindo formas de gerar energia. E é sobre isso eu vamos falar nesse artigo, sobre as descobertas, falaremos das mais “famosas”, sendo umas delas energias renováveis (são aquelas que a natureza reabastece constantemente) e energia não-renováveis (aquelas que não se renovam em um prazo útil).

Biomassa

Biomassa é toda matéria orgânica não fóssil, seja de origem animal ou vegetal, mas que podem ser utilizadas na produção de calor. A queima de substancias orgânicas pode ser uma forma de geração de energia. E essa, é considerada uma forma de energia renovável, pois o dióxido de carbono que é produzido na queima é reaproveitado pela própria natureza durante a fotossíntese. Mesmo que esse método ainda seja usado em pequena escala, ele é considerado uma das tendências para o futuro.

Combustíveis fósseis

Os três tipos de combustíveis fósseis mais conhecidos são o petróleo, o carvão mineral e o gás natural, entretendo, a lista é muito mais extensa. Quando esses são queimados, são capazes de gerar energia para uma estação termoelétrica ou para veículos de qualquer porte.

Mesmo gerando muita energia, os combustíveis fósseis são apontados como um dos principais poluentes do mundo moderno. Logo, hoje se busca mecanismos para a redução dos gases emitidos pela queima do carbono.

Energia eólica

Essa se trata de uma energia provinda das forças do vento. Por mais que seja um recurso inesgotável, é difícil encontrar regiões ao redor do mundo que tenham quantidade vento suficiente para que possa gerar energia exclusivamente dessa forma. Além disso, esse recurso conta com altos custos para a implantação, mas por outro lado, os impactos ambientais são grandes.

Energia hidrelétrica

Famosa no Brasil por ser a forma de energia mais usada no território nacional. Essa se trata do aproveitamento da água dos rios, que movimentam as turbinas geradoras de eletricidade. A relação custo-benefício dessa modalidade é uma das melhores, entretanto, nem todos os países têm a geografia necessária para se aproveitar da mesma. É necessário uma série de estudos antes da implantação de uma usina hidrelétrica, pois o impacto ambiental pode ser alto.

Energia nuclear

Essa, que também é conhecida como energia atômica, é obtida por meio da fissão nuclear de materiais radioativos, como por exemplo: urânio-235. Por mais que essa seja menos poluente que a usina que utilizam combustíveis fósseis, muitos profissionais têm certa preocupação com os acidentes que podem acontecer em função do uso dessa tecnologia. Por conta disso, muitos países vêm reconsiderando o uso dessa fonte, e indo em busca novas formas de geração de energia.

Energia solar

No Brasil, essa é uma das formas de energia que mais vem se popularizado. A energia que é gerada a partir do sol pode ser fotovoltaica ou térmica. De modo que a primeira utiliza células específicas para gerar o efeito fotoelétrico, e a segunda usa do aquecimento de água para gerar vapor, que consequentemente, gera energia. Por mais que os custos dessa ainda seja alto, houve uma evolução significativa da mesma das ultimas décadas.


Independente da fonte de energia que abastece seu estabelecimento, todas pode correr o risco de ter uma queda de energia, o que pode interferir no funcionamento da sua empresa, gerando consequências, que em alguns casos, podem ser irreversíveis. Por isso hoje, recomendasse a locação de geradores de energia para estabelecimentos que precisam da mesma para operar. E a WGL Geradores pensando no melhor resultado para seus clientes além de trabalhar com o aluguel de geradores, oferece o serviço de manutenção de geradores, caso haja necessidade, com o atendimento 24 horas nos 7 dias da semana.

Telefone: (11) 3552-5300

Dúvidas, orçamentos, e
projetos em geradores

#
SEGMENTOS

Principais Setores
que atendemos

Hospitais
WGL GERADORES

Hospitais

Supermercados
WGL GERADORES

Supermercados

Hotéis
WGL GERADORES

Hotéis

Condomínios
WGL GERADORES

Condomínios

Eventos
WGL GERADORES

Eventos

Data Centers
WGL GERADORES

Data Centers

Indústrias
WGL GERADORES

Indústrias