Fiação bem protegida para garantir a segurança da utilização de geradores de energia.

Os principais cuidados com geradores de energia durante a sua utilização

Você tem tomado os devidos cuidados com geradores de energia? Ao utilizá-lo de forma adequada esse tipo de equipamento pode durar décadas, garantindo um fornecimento de energia elétrica seguro e eficiente por longos anos. 

Porém, se você não adotar determinadas medidas preventivas, a máquina pode ter o seu tempo de vida útil reduzido, além de colocar a segurança das pessoas em risco. Por isso, para evitar falhas e problemas de uso é primordial que você saiba usá-lo da forma certa. 

Neste artigo, abordaremos os principais cuidados com geradores de energia que devem ser tomados para garantir a eficiência energética do equipamento, desde a instalação até o uso diário. Excelente leitura! 

Erros comuns na utilização de geradores de energia

Sem dúvida, os geradores a diesel são uma das fontes de energia elétrica mais eficientes disponíveis no mercado. Porém, o uso incorreto e a falta de cuidados com o equipamento, pode gerar imperfeições e comprometer a sua vida útil

Veja abaixo uma lista com os erros comuns na utilização de geradores de energia que devem ser evitados: 

  • Bateria descarregada;
  • Vazamento (combustível, líquido refrigerador e óleo);
  • Não dimensionar corretamente o gerador para a carga exigida;
  • Não fazer a manutenção de geradores;
  • Acúmulo de resíduos de combustível não queimado;
  • Combustível de baixa qualidade;
  • Falha no sistema elétrica da instalação;
  • Não monitorar a temperatura do motor e do gerador;
  • Não desligar o gerador corretamente;
  • Instalar o gerador em um local inadequado. 

Principais cuidados com geradores de energia durante a sua utilização

Indústrias, empresas, hospitais e escolas são exemplos de estabelecimentos que precisam de um fornecimento ininterrupto de energia elétrica para manter a operação. Assim, investir em geradores tornou-se uma decisão assertada para esses ambientes. 

No entanto, de nada adianta contar com um sistemas de back-up se você não souber utilizá-lo da forma correta, pois isso pode inutilizar o equipamento e te deixar na mão. Para evitar esse tipo de aborrecimento siga esses principais cuidados com geradores de energia:

Instale o gerador em um local adequado

O grupo gerador deve ser instalado em um local seco e bem ventilado, com acesso fácil para a realização de manutenções e com proteção contra intempéries e vandalismo. Além disso, é importante respeitar as distâncias mínimas recomendadas pelo fabricante entre o gerador e outros equipamentos ou estruturas

Verifique se a bateria está carregada

Problemas relacionados à carga de bateria são uma das principais causas de acionamento da equipe técnica para reparos em geradores de energia. 

Embora seja um problema relativamente simples, muitas vezes ele é responsável por erros na partida ou no funcionamento. Por isso, é fundamental realizar inspeções regulares na bateria, monitorando a sua carga e estado de conservação.

Manter o componente limpo e livre de corrosão também é importante para garantir o seu desempenho e prolongar a sua vida útil. Além disso, para aumentar a durabilidade da sua bateria, siga estas dicas:

  • Veja se seu gerador possui carregador de bateria ou se o alternador a carrega;
  • Compre o tamanho correto da bateria;
  • Faça a manutenção regular da bateria.

Confira se há vazamento de líquido refrigerante

Para verificar se tem vazamento do líquido refrigerante observe se há poças visíveis durante a inspeção semanal. Outro passo importante é analisar o óleo do motor para ver se houve sinais de mudança de cor ou textura.

Para evitar vazamentos do líquido refrigerante é imprescindível que você siga as especificações do fabricante e faça substituição de mangueiras, bem como de outros componentes que forem necessários.

Além disso, é importante seguir também as orientações do fabricante no que diz respeito ao armazenamento do líquido refrigerante. Caso seja mal preservado, ele poderá deteriorar e prejudicar o radiador. 

Cuidado com a carbonização 

Os geradores devem operar com uma carga de 70% a 80% de saída nominal. Caso o motor trabalhe em baixa capacidade durante um longo período, o calor do cilindro não será capaz de consumir todo o diesel. Isso vai resultar em um acúmulo de resíduos de combustível não queimado. 

Evite a entrada de ar no sistema de combustível 

Você sabia que uma pequena bolha de ar dentro do bico injetor de combustível pode impedir a partida do motor? Para não correr esse risco, ligue a máquina ao menos uma vez por semana e mantenha-o em operação durante cerca de 5 minutos. 

Fazendo isso, você elimina qualquer presença de ar no sistema de combustível 

Dimensionar o gerador corretamente

Um gerador subdimensionado pode não ser capaz de atender às necessidades energéticas e, por outro lado, um gerador superdimensionado pode causar desperdício de energia e gastos desnecessários. 

Dessa forma, é importante avaliar a carga exigida conforme as suas necessidades antes de alugar ou adquirir o gerador, levando em conta a potência e a tensão necessárias. Recomenda-se a contratação de um profissional especializado para a escolha do gerador adequado.

Utilizar diesel de qualidade e adequado

Diesel de baixa qualidade ou adulterado pode prejudicar o desempenho do gerador, causando entupimento de filtros, falhas no sistema de injeção, aumento no consumo de combustível e outros problemas. Além disso, é importante verificar a qualidade do combustível armazenado, que deve ser mantido em local adequado e com boa ventilação.

Verifique se há vazamento de combustível 

Para garantir o bom funcionamento de um gerador de energia, faça uma inspeção semanal nos sistemas de bombeamento de tanques remotos e nas mangueiras. Caso você note alguma rachaduras e sinais de envelhecimento, acione a técnico para fazer a substituição da peça. 

Outro cuidado importante é com o filtro de combustível. Sempre faça a substituição da peça conforme a periodicidade indicada pelo fabricante. Além disso, lembre-se sempre de utilizar componentes originais, pois os falsificados podem gerar folgas nas conexões. 

Faça o monitoramento da temperatura do gerador

O motor do gerador opera em temperaturas elevadas e, se não for monitorado adequadamente, pode superaquecer e causar danos irreparáveis ao equipamento. Portanto, é essencial verificar a temperatura regularmente e realizar as manutenções para garantir o bom funcionamento.

Desligue o gerador de forma adequada

Desligar o gerador abruptamente, sem seguir o procedimento adequado, pode causar danos ao equipamento, como a queima de componentes e o desgaste prematuro de peças.

É fundamental seguir as instruções do fabricante para desativar a máquina, garantindo que todos os sistemas sejam desativados corretamente. 

Seguindo esses cuidados você mantém a segurança em geradores de energia do seu estabelecimento, garantindo uma boa eficiência energética e prolongando a sua durabilidade.

Siga a WGL nas redes sociais e fique por dentro das novidades do mundo da energia

Em nossas redes sociais, compartilhamos informações úteis e importantes que ajudam nossos seguidores a reduzir os gastos com energia elétrica e maximizar a eficiência energética dos grupos geradores.  

Se você deseja se manter informado e obter orientações, siga-nos agora mesmo. Estamos no InstagramFacebook LinkedIn

Em resumo

Como proteger gerador?

Primeiramente, escolha um local adequado e seguro para fazer a instalação do equipamento. Em seguida, utilize-o seguindo sempre as recomendações do fabricante e faça as manutenções regulares do grupo gerador. 

Como fazer manutenção em geradores de energia?

Existem três tipos de manutenção de geradores. A preventiva (substituição de peças para evitar a quebra do equipamento; a preditiva (feita de forma monitorada para avaliar o desempenho da máquina) e a corretiva (para consertar possíveis falhas).

Principais cuidados com gerador de energia 

Para que o seu gerador a diesel funcione de forma correta, siga os seguintes cuidados:

– Faça a instalação em um local adequado;
– Veja se a bateria está carregada;
– Verifique se há vazamentos de líquidos (óleo, refrigerante e combustível);
– Faça o dimensionamento correto do gerador;
– Evite a entrada de ar no sistema de combustível;
– Faça o monitoramento da temperatura do gerador;
– Utilize combustível de qualidade. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Posts Relacionados

12/06/2024 Empresas
O chiller é responsável por auxiliar na climatização de ambientes. Leia o artigo e saiba mais sobre!
22/05/2024 Energia
Energias renováveis são fontes limpas e inesgotáveis. Leia o artigo e entenda mais sobre!
15/05/2024 Serviços
Compressor é um item crucial para o bom funcionamento de empresas que usa ferramentas e equipamentos pneumáticos. Leia o artigo e saiba como alugar!
08/05/2024 Geradores
O gerador é indispensável para hospitais. Leia o artigo e descubra tudo o que você precisa saber sobre esse item.

Dúvidas, orçamentos, e projetos em geradores