segurança

Como garantir a qualidade e a segurança em geradores de energia para o seu negócio

Conhecer as medidas de segurança em geradores de energia é crucial para garantir a durabilidade do equipamento, bem como evitar possíveis acidentes em sua empresa. Por isso, é necessário que você fique bem atento com alguns cuidados durante a instalação e o uso do sistema. 

Para prevenir falhas e a ocorrência de contratempos em seu negócio, trouxemos um conteúdo explicando quais são as principais ações de segurança em geradores de energia. Vem com a gente! 

7 cuidados para garantir a qualidade e a segurança em geradores de energia

Uma das grandes vantagens de investir em geradores é a autonomia que a empresa ganha ao não depender do fornecimento de energia elétrica das distribuidoras. Assim, você evita ter que parar a produção em decorrência de apagões ou quedas da rede elétrica.

No entanto, se você não tomar alguns cuidados com o seu gerador, você pode continuar sofrendo com os mesmos problemas por falhas ou incidentes ocasionados pelo uso inadequado do equipamento.

Pensando nisso, selecionamos 7 medidas de segurança em geradores de energia para você não correr riscos de ter a linha produtiva paralisada. 

1. Local de instalação adequado 

Antes de tudo, certifique-se de que a sua empresa tem um local apropriado para a instalação do gerador.

É necessário que haja espaço suficiente para acomodação do equipamento e que a área tenha uma boa ventilação para evitar o superaquecimento da máquina. Além disso, verifique se ela ficará realmente protegida do clima, como chuva, poeiras e humidades que possam afetar o seu funcionamento. 

2. Cuidado com o combustível 

Para garantir a qualidade e a segurança em geradores de energia atente-se à qualidade do combustível utilizado. Veja também se existe algum vazamento no reservatório de gasolina, diesel ou de óleo. 

Além disso, por ser inflamável, jamais adicione o líquido no gerador enquanto ele estiver em funcionamento. Lembre-se também de armazená-lo em um local seguro, seco e ventilado.

3. Manutenção (preditiva, corretiva e preventiva)

Quando se trata de medidas de segurança em geradores de energia existem diferentes tipos de manutenções que devem ser feitas para prevenir problemas de funcionamento e evitar riscos de incidentes.

Isso porque, embora o equipamento tenha poucas partes móveis, ele é composto por algumas peças sensíveis que precisam de cuidados. Dessa forma, recomendamos que sejam realizados três tipos de manutenção: a preventiva, a preditiva e a corretiva. Entenda cada uma delas:

Manutenção preventiva

Como o próprio nome sugere, a manutenção preventiva é aquela focada em prevenir o desgaste anormal de alguns componentes e, com isso, evitar falhas no equipamento.

O ideal é que esse tipo de manutenção seja realizado frequentemente pelo técnico da empresa contratada.  Assim, se houver a necessidade de substituição de peças, a troca pode ser feita antes que o gerador pare de funcionar. 

Manutenção preditiva

A manutenção preditiva consiste no monitoramento periódico para identificar os componentes que atingiram ou estão prestes a ultrapassar a vida útil. Como exemplo podemos citar a troca dos filtros, água do radiador, óleo, entre outras peças. 

Basicamente, para identificar os itens que necessitam ser substituídos é feito uma análise das condições e da performance do sistema utilizando como base as informações coletadas pelo técnico. 

Manutenção corretiva 

Já a manutenção corretiva é aquela realizada quando o gerador apresenta falhas ou quando ele para de funcionar. Nesse caso, o objetivo é reparar o equipamento de energia elétrica o mais rápido possível, minimizando o tempo de inatividade e prejuízos para a empresa.

Vale destacar que, a manutenção corretiva deve ser o último recurso, portanto, ela não deve ser a única forma de reparo. Isso porque, em muitos casos, o problema poderia ter sido evitado com uma manutenção preventiva adequada.

WGL Geradores tem planos de manutenção preventiva, preditiva e corretiva que utilizam o potencial da tecnologia para fazer medições, análise e exames laboratoriais associados ao conhecimento prático dos profissionais envolvidos.

Entre em contato conosco para saber mais ou faça um orçamento sem compromisso!

4. Ruídos estranhos

Outro cuidado fundamental para garantir a qualidade e a segurança em geradores de energia é estar atento a qualquer ruído estranho que possa surgir durante o funcionamento do equipamento.

Barulhos diferentes podem ser indicativos de problemas mecânicos, elétricos ou hidráulicos, e devem ser investigados imediatamente pelo técnico para evitar prejuízos maiores.

Portanto, sempre que possível, é importante que você contate um técnico especializado para identificar e corrigir o problema o mais rápido possível.

5. Choques elétricos

Os geradores de energia têm uma alta tensão elétrica, o que significa que é necessário tomar algumas precauções importantes para evitar choques elétricos. 

Dessa forma, siga sempre as recomendações do fabricante em relação à instalação e ao uso equipamento, e nunca faça reparos ou manutenção sem o conhecimento e a experiência necessários.

Além disso, é essencial garantir que os componentes de proteção, como os disjuntores, estejam funcionando corretamente e que o gerador esteja aterrado adequadamente.

6. Painel de controle fechado 

Mantenha sempre o painel de controle do seu gerador fechado, pois além de ser uma parte frágil do equipamento, ele deve permanecer protegido contra acionamentos acidentais. Além disso, tenha certeza de que somente pessoas capacitadas terão acesso a ele, assim você evita ações indesejadas. 

7. Empresa qualificada

Por último e não menos importante, a melhor forma de evitar prejuízos e possíveis problemas com o seu gerador é contratar uma empresa de confiança para realizar a aquisição ou locação do equipamento. Dessa forma, você contará com profissionais qualificados e capacitados para prestar um suporte técnico de qualidade.

WGL, por exemplo, conta com dezenas de cases de sucesso em soluções de energia elétrica, atendendo empresas de variados portes e segmentos. Com mais de 13 anos de atuação somos referência em qualidade e satisfação. 

Dicas extras para o bom funcionamento e segurança de geradores

Veja abaixo, alguns cuidados diários com geradores que podem fazer diferença na durabilidade e no bom funcionamento do equipamento. 

  • Verifique periodicamente o nível do líquido de arrefecimento do radiador; 
  • Confira o nível do combustível do tanque sempre que possível; 
  • Veja constantemente se existe algum tipo de vazamento de água e óleo; 
  • Mantenha sempre a caixa e o filtro de ar limpos. 
Não corra riscos desnecessários: mantenha seu gerador em dia com os serviços de manutenção da WGL

A WGL Geradores conta com uma equipe técnica especializada de engenheiros, tecnólogos e técnicos que fazem a manutenção correta do seu gerador de energia.

Além disso, nossos profissionais possuem a capacidade de fazer a emissão de laudos técnicos (ART). Estes certificados são emitidos após testes e inspeções realizados em seu equipamento.

Durante o período da revisão ou do conserto, será contratado um gerador extra para suprir a necessidade de energia elétrica da sua empresa.

Portanto, não corra riscos desnecessários e conte conosco para manter o seu gerador em dia. Para saber mais, entre em contato com a nossa equipe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Posts Relacionados

15/05/2024 Serviços
Compressor é um item crucial para o bom funcionamento de empresas que usa ferramentas e equipamentos pneumáticos. Leia o artigo e saiba como alugar!
08/05/2024 Geradores
O gerador é indispensável para hospitais. Leia o artigo e descubra tudo o que você precisa saber sobre esse item.
24/04/2024 Manutenção
O plano de manutenção é um documento indispensável para o bom funcionamento de máquinas e equipamentos. Leia o artigo e entenda o motivo de sua importância!
17/04/2024 Sustentabilidade
A ABNT NBR ISO 14001 é uma norma internacional que estabelece procedimentos e requisitos para o Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Ela determina tudo que a empresa deve seguir para a implementação de um sistema crite

Dúvidas, orçamentos, e projetos em geradores