gerador de energia WGL

Manutenção Preditiva: entenda como aumentar a vida útil do seu Gerador de Energia

Apesar de ter poucas partes móveis, o gerador de energia é composto por uma série de componentes sensíveis que exigem um cuidado adequado. É juntamente com esta tal sensibilidade que vêm a grande importância da manutenção preditiva. 

O método permite encontrar possíveis falhas e realizar as correções com base em análises de dados, antes da máquina sofrer danos severos. Geralmente, ao fazer a substituição dessas peças mais sensíveis, você evita as paralisações emergências. 

Quer saber mais sobre este tipo de manutenção de geradores, como ele funciona e a sua importância? Então, é só continuar com a leitura!

O que é manutenção preditiva? 

A manutenção preditiva é o monitoramento periódico de equipamentos e maquinários, por meio da coleta e análise de dados. Através desse diagnóstico é possível identificar falhas e pontos de otimização, aumentando a vida útil do equipamento e melhorando a performance.

Em suma, o principal objetivo da manutenção preditiva é antecipar problemas, analisando pontualmente os geradores de energia, através de inspeções avançadas. Portanto, diferente da manutenção preventiva, este método leva em consideração a real condição de funcionamento de cada equipamento, analisando parâmetros como:

  • temperatura;
  • desempenho do equipamento;
  • pressão;
  • ultrassom;
  • vibração;
  • consumo de combustível;
  • entre outros. 

Quais são as vantagens da manutenção preditiva?

Ao adotar a prática em seu plano de manutenção de geradoresas empresas podem desfrutar de uma série de vantagens significativas, tanto na otimização da usabilidade da máquina quanto na redução de gastos. A seguir, veja os principais benefícios da manutenção preditiva:

Potencializa eficiência energética

Ao corrigir falhas antes que elas se agravem, é possível assegurar um desempenho ideal do equipamento e evitar desperdícios de energia. Isso resulta em menor consumo de combustível, contribuindo para a sustentabilidade financeira da empresa, o que chamamos de eficiência energética. 

Reduz custos com peças 

Realizando reparos e correções com base em análises avançadas, você consegue evitar danos graves e o desgaste excessivo do seu grupo gerador. Assim, a manutenção preditiva reduz os gastos com substituição de peças, além de prevenir a inutilização completa do equipamento. 

Aumenta a vida útil do equipamento

Um plano de manutenção preditiva e bem planejado é essencial para todo e qualquer proprietário de um gerador de energia, desde que este queira aumentar, no mínimo, a vida útil do equipamento.

Isso porque a identificação precoce de possíveis problemas e desgastes, permite tomar medidas corretivas antes do gerador sofrer danos irreversíveis. Dessa forma, a máquina opera de forma eficiente e duradoura, proporcionando um funcionamento a longo prazo para a empresa.

Diminui os riscos de prejuízos 

E não é somente vida útil, mais do que isso! Com um plano de manutenção, pode-se garantir o máximo de performance e evitar imprevistos e prejuízos, tanto para o proprietário quanto para clientes e terceiros que podem vir a utilizar o equipamento.

Diminui o tempo de manutenção 

Com uma análise periódica das condições do gerador, é possível realizar as correções de forma planejada, evitando interrupções prolongadas das operações. Isso significa que a empresa pode manter sua produtividade e evitar perdas decorrentes de paradas não programadas

Quais as diferenças entre manutenção preditiva e preventiva?

A manutenção preventiva é um método tradicional que envolve inspeções e reparos periódicos, com base em um cronograma pré-definido. Já a manutenção preditiva adota uma abordagem mais avançada, baseada em dados e em análises aprofundadas. 

Basicamente, as duas abordagens tem como objetivo garantir a segurança em geradores de energia e prevenir falhas graves ou irreversíveis da máquina. Portanto, ambos são indispensáveis para o bom funcionamento do gerador. 

Além disso, ao manter a manutenção preventiva e preditiva do seu equipamento em dia, você reduz a necessidade da manutenção corretiva. Isso significa que você evita situações em que o gerador apresenta falhas repentinas e exige uma paralisação emergencial para reparos.

Além disso, é importante destacar que, a manutenção mal executada, pode fazer com que o gerador perca a garantia dada pelo fabricante, fora os diversos transtornos que podem ocorrer, muitas vezes acarretando o fatídico resultado final, que é a temida falta de energia.

WGL Soluções em Energia: seu parceiro de confiança em manutenção de geradores

Oferecemos um plano completo de manutenção preditiva com uso de equipamentos, medições, análise e exames laboratoriais associados ao conhecimento prático dos profissionais envolvidos.

A partir da nossa metodologia, geramos indicadores de desgaste ou limite de vida útil do grupo gerador e seus componentes, disponibilizando seu uso com maior segurança por um período maior de tempo, Assim, indicamos com precisão quando e quais ações de manutenção devem ocorrer antes das falhas.

Após cada intervenção serão realizados testes de desempenho com e sem carga e emissão de relatórios. Esta atividade é quase que obrigatória para grupos geradores em missão crítica, principalmente em hospitais, mineradoras, indústrias, data centers, entre outros.

Conte com vasta experiência do Grupo WGL e com os nossos profissionais capacitados para fazer a manutenção do seu grupo gerador. Entre em contato conosco e solicite um orçamento! 

Em resumo

O que é manutenção preditiva e exemplos?

A manutenção preditiva é o monitoramento periódico de equipamentos e maquinários, por meio da coleta e análise de dados. Através desse diagnóstico é possível identificar falhas e pontos de otimização, aumentando a vida útil do equipamento e melhorando a performance.

O que é manutenção Preditiva e Preventiva?

A manutenção preventiva é um método tradicional que envolve inspeções e reparos periódicos, com base em um cronograma pré-definido. Já a manutenção preditiva adota uma abordagem mais avançada, baseada em dados e em análises aprofundadas.

Qual o princípio da manutenção preditiva?

O princípio da manutenção preditiva é antecipar problemas, analisando pontualmente os geradores de energia, através de inspeções avançadas. Portanto, diferente da manutenção preventiva, este método leva em consideração a real condição de funcionamento de cada equipamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Posts Relacionados

12/06/2024 Empresas
O chiller é responsável por auxiliar na climatização de ambientes. Leia o artigo e saiba mais sobre!
22/05/2024 Energia
Energias renováveis são fontes limpas e inesgotáveis. Leia o artigo e entenda mais sobre!
15/05/2024 Serviços
Compressor é um item crucial para o bom funcionamento de empresas que usa ferramentas e equipamentos pneumáticos. Leia o artigo e saiba como alugar!
08/05/2024 Geradores
O gerador é indispensável para hospitais. Leia o artigo e descubra tudo o que você precisa saber sobre esse item.

Dúvidas, orçamentos, e projetos em geradores