A ABNT NBR ISO 14001 é uma norma internacional que estabelece procedimentos e requisitos para o Sistema de Gestão Ambiental (SGA).

ISO 14001: o que é, importância e para que serve

As certificações ambientais são importantes para demonstrar o compromisso de uma empresa com a sustentabilidade e a preservação dos recursos naturais. Principalmente a ISO 14001, considerada uma das principais normas utilizadas no mercado.

Trata-se de uma diretriz internacional que estabelece todos os requisitos e padrões mundiais para o Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Ao implementá-la, a organização desenvolve uma política e estrutura focada na proteção ambiental.

Mas afinal, você conhece a ISO 14001? Neste post, trouxemos informações relevantes para esclarecer suas dúvidas. Acompanhe!

O que é ISO 14001 e para que serve?

A ABNT NBR ISO 14001 é uma norma internacional que estabelece procedimentos e requisitos para o Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Ela determina tudo que a empresa deve seguir para a implementação de um sistema criterioso de gestão.

Nesse sentido, a norma estabelece as diretrizes para a manutenção, efetividade e melhoria contínua do SGA — por meio da identificação dos aspectos e impactos ambientais, definição de metas, políticas e programas de gestão e de controle.

Portanto, a ISO 14001 serve para fornecer diretrizes à empresa na implementação de práticas sustentáveis, seguindo requisitos internacionais. Assim, o certificado viabiliza a regularidade, padronização, redução de impactos e boas práticas ambientais.

Qual a origem do ISO 14001?

A sigla ISO significa International Organization for Standardization, traduzido como Organização Internacional de Normalização. Trata-se de uma organização composta por diferentes países que reuniram especialistas para estabelecer padrões de gestão.

Nesse contexto, diante da preocupação com a preservação ambiental, surgiu a série de normas ISO 14000, específica para questões ambientais. Incluindo a 14001, que aborda sobre o sistema de gestão ambiental aplicável a todo tipo de empresas.

O objetivo da certificação é promover a mitigação dos impactos no meio ambiente, melhoria do desempenho ambiental, atendimento aos requisitos legais e eficácia de todo o sistema de gerenciamento — de forma abrangente e focada na melhoria contínua.

Qual a importância do ISO 14001?

A certificação na ISO 14001 é primordial para as empresas e comprova que o sistema de gestão visa implantar estratégias de ESG. Sendo assim, é a garantia de boas práticas, conformidade legal, confiabilidade e controle sobre os impactos ambientais.

Além de agregar maior credibilidade a imagem da organização, favorece a sustentabilidade e a responsabilidade socioambiental. Fatores considerados indispensáveis para a consolidação e crescimento em um mercado cada vez mais competitivo.

Quais são os processos de certificação do ISO 14001?

O processo de certificação na ISO 14001 acontece em etapas, seguindo rigorosamente os requisitos da norma. A equipe de gestão deve implementar todas as diretrizes e garantir sua eficiência prática, para a verificação em auditorias internas e externas.

Para entender melhor, veja de uma forma direta quais os passos para a implementação da norma:

1. definição do método de implementação e escopo;

2. definição de uma equipe multidisciplinar para o SGA;

3. treinamento e capacitação da equipe;

4. realização do diagnóstico ambiental:

5. definição da política ambiental;

6. envolvimento de todos os colaboradores;

7. definição de objetivos e metas ambientais;

8. implementação de todos os requisitos da norma.

Após a adequação do sistema de gerenciamento pela equipe, o próximo passo é a auditoria interna, realizada por funcionários devidamente treinados. Quando tudo estiver em conformidade, é contratada a auditoria externa para a certificação.

Quais são os benefícios de ser certificado pelo ISO 14001?

Com a certificação na ISO 14001 uma empresa terá inúmeros benefícios, além da conformidade com as questões ambientais. Consiste na tranquilidade de trabalhar com uma gestão eficiente e proativa, reduzindo riscos financeiros e impactos ao meio ambiente.

Dentre os principais benefícios, destacamos os seguintes:

  • redução de desperdícios e custos operacionais;
  • maior competitividade;
  • melhora a reputação e imagem da empresa;
  • promove a sustentabilidade;
  • mudança positiva na cultura organizacional;
  • facilidade para identificar oportunidades de melhoria;
  • aumento da credibilidade e confiabilidade no mercado;
  • maior satisfação das partes interessadas;
  • facilita a adequação aos preceitos do ESG;
  • reduz riscos de multas ambientais;
  • regularidade legal.

Podemos concluir, que a ISO 14001 é uma certificação relevante para toda empresa que deseja alcançar a excelência no sistema de gestão ambiental. Além de contribuir com a preservação, é um diferencial importante para a imagem e sucesso do negócio.

Gostou do post? Agora que viu sobre a ISO 14001 e sua importância para a empresa, aproveite e veja as melhores soluções em energia sustentáveis do mercado! Acesse o nosso site e conheça mais sobre os serviços da WGL Geradores!

Em resumo

O que é a ISO 14001?

A ISO 14001 é uma norma internacional que traz diretrizes e requisitos para a implementação do Sistema de Gestão Ambiental, aplicável a todas as empresas, independentemente do segmento e porte.

Quais são os objetivos da ISO 14001?

O objetivo da ISO 14001 é fornecer diretrizes e ferramentas para a implementação, manutenção, padronização e melhoria contínua do SGA.

Qual a importância da certificação ISO 14001 para as empresas?

– aumento da competitividade;
– redução de desperdícios e custos operacionais;
– melhora a reputação e imagem da empresa;
– promove a sustentabilidade;
– aumento da credibilidade e confiabilidade no mercado;
– maior satisfação das partes interessadas;
– regularidade legal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Posts Relacionados

15/05/2024 Serviços
Compressor é um item crucial para o bom funcionamento de empresas que usa ferramentas e equipamentos pneumáticos. Leia o artigo e saiba como alugar!
08/05/2024 Geradores
O gerador é indispensável para hospitais. Leia o artigo e descubra tudo o que você precisa saber sobre esse item.
24/04/2024 Manutenção
O plano de manutenção é um documento indispensável para o bom funcionamento de máquinas e equipamentos. Leia o artigo e entenda o motivo de sua importância!
17/04/2024 Sustentabilidade
A ABNT NBR ISO 14001 é uma norma internacional que estabelece procedimentos e requisitos para o Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Ela determina tudo que a empresa deve seguir para a implementação de um sistema crite

Dúvidas, orçamentos, e projetos em geradores