manutenção de máquinas

Manutenção de geradores de energia: tudo o que você precisa saber!

manutenção de geradores é um assunto de grande relevância para empresas que dependem desse tipo de fonte de energia elétrica em suas operações. Isso porque, se realizada de forma correta, ela é capaz de prevenir falhas, reduzir custos e garantir o desempenho ideal do equipamento.

Por isso, é imprescindível que os processos de revisão e reparos sejam feitos por empresas especializadas e profissionais altamente capacitados. Afinal, ela pode interferir diretamente nas atividades do seu negócio. 

Para te deixar a par desse assunto e tirar todas as dúvidas, trouxemos este artigo explicando tudo o que você precisa saber sobre a manutenção de geradores da sua empresa. Excelente leitura!

Tipos de manutenção de geradores

Não restam dúvidas que investir em geradores proporciona inúmeros benefícios ao seu negócio. Ao utilizar esse equipamento você conta com um sistema seguro e eficiente no fornecimento de energia elétrica, além de ser mais econômico e sustentável. 

Porém, para usufruir do desempenho total de um gerador é crucial que você faça a revisão e reparação dele. Assim, evita-se falhas, danos graves e momentos de inatividades não planejadas. Veja abaixo, os tipos de manutenção de geradores. 

Manutenção preventiva

manutenção preventiva trata-se das inspeções programadas para averiguar o estado dos componentes. Dessa forma, se existir a necessidade de troca de peças, a substituição pode ser feita antes que o equipamento pare de funcionar. 

Dessa forma, esse tipo de cuidado ajuda a evitar falhas inesperadas, aumenta a vida útil do gerador e melhora a eficiência energética. Inclui nessa tarefa limpeza e inspeção do sistema de arrefecimento, análise do estado das escovas de carvão, verificação de possíveis vazamentos, entre outros. 

Manutenção preditiva 

Já a manutenção preditiva consiste no monitoramento e na análise da performance do gerador, a fim de verificar sinais de falhas ou possíveis danos em componentes. Portanto, inclui nessa abordagem a averiguação e substituição dos filtros, se necessário, do óleo lubrificante ou de outras peças.

Manutenção corretiva

manutenção corretiva é realizada quando o gerador apresenta queda no desempenho ou falhas, portanto, o ideal é que seja o último recurso a ser adotado. Isso porque, caso a manutenção preventiva e preditiva seja feita de forma adequada, não será necessário a adoção desse recurso. 

Logo, o intuito principal da manutenção corretiva é corrigir os erros e reparar o equipamento de forma ágil para reduzir o tempo de inatividade e prejuízos para a empresa.

Assim, para garantir que o gerador consiga operar em plena capacidade de funcionamento, é essencial que o equipamento passe por um processo de manutenção de geradores, adequado e com cuidados frequentes, mesmo não dando sinais de mau funcionamento.

A importância do plano de manutenção de geradores a diesel

Contar com um bom plano de manutenção de geradores a diesel pode fazer total diferença no desempenho do seu equipamento. Através desse recurso, é possível estabelecer uma periodicidade correta das inspeções e da troca de componentes, antes que ultrapasse o seu prazo de validade. 

No geral, a manutenção de geradores é dividida nos seguintes intervalos:

Manutenção diária

A manutenção diária consiste na verificação rápida dos seguintes itens:

  • Nível de óleo do motor e adicionar óleo, se necessário;
  • Nível de combustível e adicionar combustível, se necessário;
  • Nível de água no radiador e adicionar água, se necessário;
  • Carga da bateria e garantir que esteja carregada;
  • Tensão do cinto e ajustá-lo, se necessário;
  • Verificar se há vazamentos de óleo ou combustível;
  • Verificar o funcionamento dos sistemas de proteção, como o alarme de baixa pressão do óleo e o desligamento por alta temperatura;
  • Verificar se há acúmulo de sujeira ou detritos no compartimento do motor e limpar, se necessário.

Manutenção semanal 

Durante a manutenção semanal deve ser averiguado:

  • Sistema de partida;
  • Bateria, correias, filtros de ar;
  • Limpeza do filtro de ar, se necessário;
  • Verificação de vazamentos;
  • Inspeção visual de cabos e conexões;
  • Nível de combustível;
  • Verificação de alarmes e sensores;
  • Sistema de controle e segurança.

Manutenção mensal 

A manutenção mensal engloba uma inspeção mais detalhada do equipamento, a fim de identificar quaisquer problemas que possam surgir. Inclui nessa tarefa:

  • Verificar a tensão da correia e ajustar, se necessário;
  • Verificar o funcionamento dos sistemas de refrigeração, como o ventilador e o radiador, e limpar, se necessário;
  • Fazer a limpeza e a tensão das velas de ignição;
  • Verificar a pressão do óleo do motor e substituir o filtro de óleo, se necessário;
  • Verificar a pressão do combustível e substituir o filtro de combustível;
  • Verificar o estado da correia do alternador e substituir, se necessário
  • Verificar a funcionalidade do sistema de controle e monitoramento do gerador.

Manutenção semestral 

A manutenção semestral configura-se na substituição de determinados itens, independente se estiverem em boas condições ou não. Nesta tarefa também inclui a verificação da funcionalidade de alguns componentes: 

  • Ligação das mangueiras do radiador para verificar possíveis sinais de desgaste; 
  • Troca do filtro de combustível e filtro de ar;
  • Higienização do cárter de respiro de acordo com o manual do fabricante; 
  • Verificar a funcionalidade dos sistemas de proteção, como o desligamento de emergência, e testá-los;
  • Constatar o a estabilidade da tensão de saída do gerador e ajustar, se necessário;
  • Substituição do filtro de refrigerante.

WGL Geradores desenvolveu um plano de manutenção de geradores a diesel que proporciona inúmeras vantagens à sua empresa. Por meio do nosso planejamento, você consegue seguir um cronograma estratégico sem comprometer a linha de produção da sua empresa e, ao mesmo tempo, garantir o bom funcionamento do seu equipamento. 

Entre em contato conosco e saiba mais sobre as soluções de manutenção de geradores da WGL. Aguardamos você! 

Vantagens de fazer a manutenção de geradores

Como você viu ao longo desse artigo, são inúmeras as vantagens de fazer a manutenção de geradores da sua empresa. Ao adotar essa prática, você garante um sistema de fornecimento assertivo e seguro. Entre os principais benéficos, podemos citar:

Potencializa a performance do gerador

As manutenções preventiva e preditiva garantem que o gerador de energia opere em sua total capacidade, pois a revisão regular e a troca dos itens danificados permite que o equipamento trabalhe de forma eficiente. 

Sendo assim, a manutenção contribui na verificação e correção de problemas antes que eles afetem o desempenho do gerador. 

Aumenta a vida útil do equipamento

A manutenção de geradores feita de forma adequada prolonga a vida útil do gerador, uma vez que a prevenção de problemas e a correção de falhas menores antes que elas se tornem graves ajudam a proteger os componentes e aumentar a durabilidade do equipamento.

Além disso, a manutenção evita o desgaste excessivo das peças e minimiza o risco de falhas catastróficas que poderiam resultar em danos irreversíveis ao gerador.

Previne acidentes

A manutenção regular do gerador também é essencial para garantir a segurança dos operadores e das instalações. Isso porque a falta de cuidado com esse tipo de equipamento pode resultar em falhas catastróficas, como sobrecargas, vazamentos de combustível e riscos de incêndios. 

Reduz custos e prejuízos 

impacto da queda de energia pode gerar inúmeros prejuízos a uma empresa. Além de inativar a produção e impedir o andamento das atividades, o corte instantâneo pode danificar as máquinas. Portanto, fazer a manutenção correta dos geradores é um excelente método de minimizar esses riscos. 

Além disso, a revisão e o reparo do equipamento reduzem as chances de falhas e panes graves, o que evita a ocorrência de problemas maiores e a inutilização completa do seu gerador. 

Como fazer a manutenção de geradores?

É importante lembrar que, a manutenção de geradores é uma tarefa que exige alto nível de conhecimento técnico e experiência aprofundada no processo, portanto, ela deve ser feita somente por empresas de confiança e profissionais qualificados, seja ela preventiva, preditiva ou corretiva. 

Sendo assim, para promover o reparo ou a revisão do seu equipamento contrate uma empresa especializada, ou em caso de locação, entre em contato com a equipe técnica da organização no qual pertence o seu gerador. 

Jamais tente realizar a manutenção por conta própria, pois isso pode causar danos ao gerador e, até mesmo, colocar em risco a sua segurança e a dos colaboradores.

Além disso, a falta de conhecimento e experiência pode levar a erros que resultem em problemas mais graves e gerar maiores custos de reparação.

Porque a WGL é a empresa ideal para fazer a manutenção do seu gerador

Desde a sua fundação, há mais de uma década, investimos continuamente em tecnologias avançadas para oferecer geradores de última geração.

Além disso, contamos com dezenas de cases de sucesso, atendendo clientes de variados segmentos, como industrias, hospitais, mineradoras, comércios, usinas, data center, entre outras. 

Assim garantimos eficiência e confiabilidade em nossos serviços de locação, venda, manutenção e instalação de geradores de energia.

Entre em contato conosco e se torne um de nossos parceiros.

Se preferir, faça um orçamento sem compromisso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Posts Relacionados

21/02/2024 Artigos
O imposto na conta de luz refere-se a encargos regulamentados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), os quais são aplicados tanto a indivíduos como a empresas.
14/02/2024 Energia
A biomassa é uma matéria orgânica concentrada de origem vegetal ou animal, utilizada como fonte de energia.
31/01/2024 Energia
A energia elétrica é vital para a sobrevivência humana e passou por diversas transformações ao longo do tempo. Atualmente, o Mercado Livre de Energia se destaca como um dos principais avanços nesse cenário. Nesse
24/01/2024 Artigos
O aluguel de gerador é disponibilizado por empresas especializadas, as quais oferecem o equipamento para uso durante um determinado período.

Dúvidas, orçamentos, e projetos em geradores