Profissional trabalhando em UPS de energia.

O que é UPS de energia? Descubra aqui

Você já ouviu falar do UPS de energia? As oscilações e quedas na rede elétrica sempre colocam os aparelhos e equipamentos em risco. Inclusive, quando essas situações acontecem, podem causar prejuízos consideráveis a uma empresa.

Nesse sentido, o UPS de energia é uma proteção eficaz e ajuda a impedir os danos causados por apagões e sobrecargas. Ele é um recurso essencial para reduzir riscos, já que as falhas elétricas, quedas e curtos podem acontecer a qualquer momento.

Continue a leitura e saiba o que é UPS de energia, qual a função, quais são os tipos e a importância de ter o equipamento na sua casa ou empresa!

O que é UPS de energia?

UPS é a sigla para o termo em inglês Uninterruptible Power Suply, que traduzido significa Fonte de Alimentação Ininterrupta. Trata-se de um equipamento muito conhecido no Brasil como Nobreak, utilizado para proteger aparelhos eletrônicos.

O UPS fornece energia extra e protege os aparelhos nele conectados de possíveis falhas na rede elétrica. Ou seja, ele oferece um backup de bateria por determinado momento para impedir danos, que podem, inclusive, queimar os eletrônicos.

Para que o UPS de energia serve?

Um UPS, ou Nobreak, conta com uma bateria interna e um inversor que transforma a energia para ser compatível com tensões 110V e 220V. Sendo assim, aparelhos como computadores, servidores, notebooks, TVs e outros são ligados a ele.

O UPS, por sua vez, é conectado à rede de energia e em caso de quedas, mantém os aparelhos funcionando por um tempo. Dessa forma, ele protege contra as seguintes situações:

A função de um Nobreak, portanto, é evitar que os aparelhos sofram danos devido às situações referidas acima. Ou seja, uma prevenção extremamente importante para reduzir riscos de ter prejuízos ou interromper as atividades de um setor.

Quais são os tipos de Nobreak?

O Nobreak é encontrado em diferentes tipos e com capacidades distintas, para atender todas as necessidades. É possível notar desde os mais simples, para pequenos aparelhos, como computadores, até os mais potentes e modernos.

Os principais tipos são:

  • Standby: modelo que reserva energia de backup apenas em caso de falhas na rede;
  • Linha interativa: ativa o inversor apenas em caso de queda de energia;
  • Online:  converte a corrente alternada para contínua para alimentar o inversor e converte a corrente contínua em alternada para alimentar o aparelho.

A escolha do tipo de UPS de energia ideal para cada situação deve ser realizada por eletricistas. Assim, será possível ter uma proteção eficiente para os momentos de queda ou oscilação na rede, que são muito comuns.

Qual a importância de um UPS de energia?

As variações, quedas e picos de tensão de energia são situações que podem causar prejuízos sérios. Por esse motivo, proteger os aparelhos contra essas instabilidades é muito importante, seja no ambiente empresarial, residencial ou comercial.

Quando as oscilações na rede elétrica acontecem, provocam impactos em todos os aparelhos conectados a ela, principalmente nos servidores, computadores, impressoras e muitos outros que têm um alto valor e são essenciais para inúmeras atividades.

Sendo assim, ter um nobreak para protegê-los é primordial para eliminar os riscos e preservar a estrutura e os bens. Sobretudo, auxilia a evitar perdas financeiras e a interrupção das operações até que o equipamento danificado seja substituído.

Pode-se dizer, portanto, que o APS de energia é um investimento relevante para prevenir em caso de emergências. Um simples equipamento que pode poupar o seu orçamento de gastos imprevistos e comprometer todo o planejamento.

Como apresentamos neste post, o UPS de energia é um equipamento essencial para preservar seus aparelhos eletrônicos. Tê-lo à disposição irá ajudar a reduzir riscos que as quedas de energia, picos e sobrecargas podem causar.

Gostou de esclarecer suas dúvidas? Não deixe de ajudar outras pessoas com informações relevantes! Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e contribua para que seus contatos também entendam sobre o UPS de energia!

Em resumo

O que é UPS de energia?

O UPS de energia, popularmente conhecido como nobreak, é um equipamento para proteger aparelhos eletrônicos de quedas de energia, sobrecarga de tensão e picos de energia.

Qual a diferença entre NoBreak e UPS?

O UPS (Uninterruptible Power Suply), é traduzido como Fonte de Alimentação Ininterrupta, também é chamado de nobreak, ou seja, é o mesmo equipamento.

Qual a função de um UPS?

A função de um UPS é proteger aparelhos nele conectados das seguintes situações:

– sobrecarga de energia;
– picos de tensão;
– curto-circuito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Posts Relacionados

21/02/2024 Artigos
O imposto na conta de luz refere-se a encargos regulamentados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), os quais são aplicados tanto a indivíduos como a empresas.
14/02/2024 Energia
A biomassa é uma matéria orgânica concentrada de origem vegetal ou animal, utilizada como fonte de energia.
31/01/2024 Energia
A energia elétrica é vital para a sobrevivência humana e passou por diversas transformações ao longo do tempo. Atualmente, o Mercado Livre de Energia se destaca como um dos principais avanços nesse cenário. Nesse
24/01/2024 Artigos
O aluguel de gerador é disponibilizado por empresas especializadas, as quais oferecem o equipamento para uso durante um determinado período.

Dúvidas, orçamentos, e projetos em geradores