Os oxicatalisadores são um tipo de equipamento instalado no sistema de escape dos motores a combustão e atuam como uma espécie de filtro.

Oxicatalisadores: como ele reduz a emissão de gases poluentes?

A redução da emissão de gases poluentes é uma meta importante e faz parte do planejamento de muitas empresas. Para quem utiliza geradores de energia, instalar os oxicatalisadores é uma ótima estratégia para minimizar os impactos ambientais.

Trata-se de um equipamento que atua com um filtro e auxilia na diminuição da emissão de gases poluentes. Além de favorecer o meio ambiente, consiste em uma solução importante para preservar a saúde dos colaboradores e da sociedade.

Mas afinal, você sabe o que são os oxicatalisadores? Neste post, trouxemos informações relevantes para esclarecer suas dúvidas! Vem com a gente!

O que são oxicatalisadores?

Os oxicatalisadores é um equipamento instalado no sistema de escape dos motores a combustão e atuam como uma espécie de filtro. Sua função é reduzir a emissão de gases poluentes, como o monóxido de carbono, óxidos sulfurosos entre outros.

Nesse sentido, esse tipo de acessório é utilizado nos geradores para minimizar em até 95% a emissão dos gases tóxicos resultantes da queima dos combustíveis. Vale destacar que, em algumas regiões, os oxicatalisadores fazem parte das normas de instalação dos geradores

Como os oxicatalisadores funcionam nos geradores de energia?

Os oxicatalisadores são instalados no escape dos geradores de energia e funcionam como um filtro, retendo os gases poluentes. Tais gases são emitidos com a queima incompleta dos combustíveis, como o diesel e o GLP, que abastecem as máquinas..

Além de reduzir a emissão dos gases, o oxicatalisador auxilia em outros aspectos, como:

  • reduz a fumaça;
  • reduz o mau cheiro;
  • reduz o material particulado em até 40%;
  • minimiza a emissão de óxidos e outros gases.

Portanto, a instalação dos oxicatalisadores nos geradores de energia é uma alternativa essencial para preservar o meio ambiente e a saúde. Embora seja um equipamento simples, faz toda a diferença para evitar situações insalubres e riscos à atmosfera.

Quais são os benefícios do oxicatalisadores?

A instalação dos oxicatalisadores nos geradores de energia é primordial, mesmo para quem utiliza os equipamentos de forma esporádica. O potencial para reduzir em até 95% dos gases tóxicos promove benefícios importantes para um uso seguro.

Com os oxicatalisadores instalados nos geradores, é possível alcançar os seguintes benefícios:

  • baixa manutenção;
  • alta durabilidade;
  • evita riscos à saúde do trabalhador;
  • reduz a emissão de poluentes.

O uso dos oxicatalisadores é obrigatório?

O uso dos oxicatalisadores em geradores de energia é exigida por leis em muitos municípios, como em São Paulo. Na capital paulista, os equipamentos devem ser obrigatoriamente instalados em todo gerador para reduzir a poluição ambiental.

Por ser uma lei que pode mudar de acordo com a cidade, é importante verificar a existência de regulamentações em cada município. Assim, será possível atender às normas e garantir a qualidade e segurança em geradores.

Em todo caso, é essencial garantir o uso do oxicatalisador para reduzir as emissões e os impactos ao meio ambiente e à saúde. Como é um acessório simples, de fácil instalação e baixa manutenção, é algo que irá trazer grandes benefícios.

Como vimos, os oxicatalisadores são equipamentos importantes para a redução das emissões de gases nocivos ao meio ambiente. Por isso, é extremamente necessário no uso dos geradores e auxilia a preservar, inclusive, a saúde dos trabalhadores.

Gostou do post sobre os oxicatalisadores? Se deseja continuar lendo novidades e conteúdos relevantes sobre diversos temas, siga nossas páginas nas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e no YouTube!

Em resumo

O que são os oxicatalisadores?

Os oxicatalisadores são equipamentos instalados no escape dos geradores de energia e tem como finalidade, filtrar o ar e reduzir a emissão de gases poluentes.

Por que os oxicatalisadores são importantes?

O uso dos oxicatalisadores é importante por reduzir a emissão de gases nocivos à atmosfera e a saúde, garantindo um uso seguro e adequado do gerador de energia.

O uso dos oxicatalisadores em geradores de energia é obrigatório?

O uso dos oxicatalisadores é obrigatório em São Paulo. Como as leis municipais podem ser diferentes, vale pesquisar na região e garantir o uso em todo momento, inclusive pelos benefícios que o equipamento proporciona.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Posts Relacionados

10/07/2024 Energia
O transformador tem o objetivo de garantir uma corrente elétrica adequada e segura para uso. Leia o artigo e saiba mais sobre sua importância e funcionalidade.
26/06/2024 Eletricidade
Cabine primária é essencial para a distribuição correta de energia. Para saber mais sobre, leia o artigo!
19/06/2024 Sustentabilidade
Práticas ESG são essenciais para as empresas atualmente. Leia o artigo e saiba como aplicar em sua empresa!
12/06/2024 Empresas
O chiller é responsável por auxiliar na climatização de ambientes. Leia o artigo e saiba mais sobre!

Dúvidas, orçamentos, e projetos em geradores