Principais diferenças entre os tipos de geradores

Blog

Principais diferenças entre os tipos de geradores

Principais diferenças entre os tipos de geradores

  • 24/01/2022
  • WGL Geradores
Principais diferenças entre os tipos de geradores

Sabia que existe uma variedade considerável de tipos de geradores de energia? Pois é! E é justamente por isso que é fundamental
conhecer a diferença entre eles. Afinal, um pode ser mais apropriado para atender a um tipo específico de demanda do que outro.

O tipo mais comum de gerador de energia é o movido a combustível diesel, já que é o mais usado em ambientes diversos. No entanto,
ironicamente, o ambiente de utilização é um fator determinante na escolha de outros tipos de geradores de energia, tal como a potência necessária e a situação que levou a precisar de um gerador em primeiro lugar.

Contudo, vale ressaltar que os geradores constituem a forma mais segura de manter o fornecimento de energia em caso de interrupção de
qualquer natureza. Inclusive, dependendo da região, contar com um gerador é a única alternativa para que comunidades inteiras, além de suas indústrias e comércios, tenham acesso à eletricidade. Além disso, usar geradores de energia ajuda a reduzir custos, já que, com o dimensionamento correto, evitam-se desperdícios.

Ainda assim, antes de escolher um gerador, é preciso conhecer quais são os tipos de geradores de energia disponíveis e suas indicações.

Os diferentes tipos de geradores de energia

Há vários tipos de geradores de energia no mercado e, cada um, tem suas peculiaridades. Isso inclui pontos fortes e fracos, contudo, essa
avaliação depende de como e para quê será usado. Então, confira a seguir os principais tipos de geradores de energia da atualidade:

O gerador solar

Como o nome já diz, esse é um dos tipos de geradores de energia que funcionam a partir da luz do sol. Para isso, ele usa placas específicas que convertem os raios solares em eletricidade. Trata-se de um tipo de energia limpa, contudo, demanda um espaço físico considerável para ser implantado. Portanto, consequentemente, precisa de um investimento inicial maior.

Por outro lado, embora o investimento inicial seja alto, ele deve ser muito bem avaliado, já que sua fonte de energia primária é gratuita
(luz solar). Com isso em mente, já foram criadas linhas de financiamento específicas para facilitar a compra e instalação de geradores solares. Vale lembrar que a vida útil desse tipo de gerador chega a 30 anos.

O gerador eólico

Entre os tipos de geradores de energia sustentáveis, o gerador eólico tem bastante destaque. Ele funciona usando o movimento natural dos fluxos de ar pela atmosfera para gerar eletricidade. Então, conforme o vento passa por suas pás, faz girar a turbina que, por sua vez, transforma a energia do vento em energia elétrica.

Entretanto, tal como o gerador solar, o gerado eólico demanda um investimento inicial considerável, tanto em termos financeiros quanto de espaço físico.

O gerador químico

Entre os tipos de geradores de energia considerados comuns, o gerador químico é um dos mais lembrados. Ele tira proveito de uma reação
química capaz de liberar energia elétrica para ser usada em diversos aparelhos e dispositivos. Parece complicado quando esquecemos que as pilhas e as baterias são tipos de geradores químicos. Contudo, esse tipo de gerador é usado para alimentar dispositivos portáteis pequenos.

O gerador mecânico

Entre os tipos de geradores de energia este é o mais comum. Ele funciona a partir de movimentação mecânica para produzir energia elétrica. Tipos de geradores de energia mecânica são as usinas hidroelétricas que aproveitam quedas d’água para girar suas turbinas e gerar energia elétrica em grande escala.

O gerador via combustível fóssil

Trata-se de um dos tipos mais comuns de geradores de energia. Afinal, usa a queima de algum combustível fóssil (petróleo, carvão
mineral ou gás natural) para promover a movimentação mecânica de todo o sistema. Inclusive, por estar próximo da geração mecânica, virou uma opção bastante viável para diversos cenários e ambientes. Afinal, pode alimentar geradores de vários tamanhos e dimensionamentos. Outro ponto importante entre esses tipos de geradores de energia é considerar a variação nas potências de fornecimento.

Além desses tipos de geradores de energia, existe também uma variação que considera o tipo de combustível empreendido.

Gasolina

Os tipos de geradores movidos a gasolina costumam ser mais baratos e fáceis de transportar. Portanto, são boas opções quando seu uso é
emergencial, de forma a não precisar gerar um alto volume de energia. Entretanto, tendem a gastar mais combustível em relação a outros tipos de combustível.

Diesel

Os geradores a diesel costumam ser mais resistentes e, portanto, aguentam longos períodos de tempo. Afinal, por si só, motores a diesel são equipamentos mais duráveis e essa característica se mantém em relação aos geradores. Dessa forma, costumam acarretar menos consumo e um índice de falhas menor que os demais tipos de geradores de energia. Contudo, para que cumpra suas funções, demanda uma manutenção periódica e atenta.

Gás

Entre os tipos de geradores a combustível, este é o único que oferece opções de gás. Ou seja, gás natural ou proveniente de algum aterro
sanitário. Portanto, entre os tipos de geradores a combustível, são alternativas mais sustentáveis para ambientes com alto consumo de energia. É o caso de fábricas, indústrias ou centros comerciais. Além disso, eles têm alta eficiência na produção de energia elétrica.

Qual tipo de gerador você precisa?

É importante considerar que os diferentes tipos de geradores de energia têm seus prós e contras, contudo, foram desenvolvidos para garantir um fornecimento de energia elétrica assertivo e seguro. Portanto, cabe a você escolher qual tipo é o mais adequado para as suas necessidades. Felizmente, você não precisa fazer isso sozinho. Basta entrar em contato conosco para que possamos orientá-lo sobre qual é o gerador mais adequado aos seus propósitos.

Gostou deste conteúdo? Para continuar informado sobre mercado de geradores de energia continue acompanhando as atualizações do nosso blog. Você também pode seguir nossa empresa no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Telefone: (11) 3552-5300

Dúvidas, orçamentos, e
projetos em geradores

#
SEGMENTOS

Principais Setores
que atendemos

Hospitais
WGL GERADORES

Hospitais

Supermercados
WGL GERADORES

Supermercados

Hotéis
WGL GERADORES

Hotéis

Condomínios
WGL GERADORES

Condomínios

Eventos
WGL GERADORES

Eventos

Data Centers
WGL GERADORES

Data Centers

Indústrias
WGL GERADORES

Indústrias