Um dos tipos de geradores disponibilizados pela WGL.

Principais diferenças entre os tipos de geradores

Contar com um fornecimento de energia estável é imprescindível para manter as atividades de um negócio, principalmente diante das quedas e oscilações. Eis, então, que surge a dúvida: quais são os tipos de geradores que devo considerar?

Compreender as características técnicas e as funcionalidades de cada equipamento é importante para selecionar o modelo ideal. Afinal, essas informações vão direcionar as suas escolhas. 

Se você deseja esclarecer suas dúvidas sobre os diferentes tipos de geradores de energia e a escolha entre comprar ou alugar, continue lendo este post!

Por que saber quais os diferentes tipos de geradores?

Existem diversos tipos de geradores de energia disponíveis no mercado. Portanto, é essencial compreender as diferenças entre eles, pois um pode ser mais adequado para atender às suas necessidades do que outro.

Os geradores se diferenciam principalmente pelo tipo de combustível e potência. O mais comum é o movido a diesel, sendo utilizado em hospitais, comércios, empresas e mineradoras. 

Vale ressaltar que os geradores constituem a forma mais segura de manter o fornecimento de energia em caso de interrupção. Seja por motivos de queda de energia temporária, apagões, oscilações na corrente ou outro motivo.

Inclusive, dependendo da região, contar com um gerador é a única alternativa para o acesso a eletricidade, permitindo que comunidades inteiras mantenham suas atividades.

Além disso, usar geradores ajuda a reduzir custos, já que, com o dimensionamento correto, evitam-se desperdícios. Ainda assim, antes de escolher, é preciso conhecer quais são os tipos disponíveis e suas indicações para uma decisão correta.

Quais os diferentes tipos de geradores de energia?

O primeiro passo para investir em gerador, seja locação ou compra, é justamente compreender mais sobre cada um dos tipos disponíveis.

Então, confira a seguir as principais características dos  tipos de geradores de energia da atualidade!

Gerador via combustível fóssil

Os geradores movidos a combustíveis fósseis utilizam a queima de matéria-prima, como petróleo, carvão mineral ou gás, para gerar movimentação mecânica. A seguir, entenda melhor como funciona cada um deles:

Gasolina

Os tipos de geradores movidos a gasolina costumam ser mais baratos e fáceis de transportar. São excelentes opções para regiões de difícil acesso, como mineradoras e locais remotos onde o acesso à eletricidade da rede principal pode ser limitado.

Os geradores a gasolina são conhecidos por sua versatilidade e capacidade de fornecer energia temporária em uma ampla variedade de situações, tornando-os uma escolha popular para diversas aplicações.

Diesel

Os geradores a diesel costumam ser mais resistentes e, portanto, aguentam longos períodos de tempo em uso. Contudo, para que cumpra suas funções, demanda uma manutenção periódica e atenta, conduzida por profissionais especialistas.

Gás

Este modelo de gerador utiliza como fonte de combustível o gás, o qual pode ser natural ou proveniente de um aterro sanitário. Entre as opções de geradores movidos a combustível fósseis, esses são considerados alternativas mais sustentáveis, especialmente em ambientes com alto consumo de energia.

Gerador solar

Como o nome indica, o gerador solar funciona a partir da luz do sol. Para isso, ele usa placas específicas que convertem os raios solares em eletricidade, de forma eficaz e mais sustentável.

Trata-se de um tipo de energia limpa, contudo, demanda um espaço físico considerável para ser implantado, além de um investimento inicial maior.

Por outro lado, sua fonte de energia primária é gratuita. Com isso em mente, já foram criadas linhas de financiamento para facilitar a compra e instalação de geradores solares. Vale lembrar que a vida útil desse tipo de gerador chega a 30 anos.

Gerador eólico

O gerador eólico opera a partir do movimento natural dos fluxos de ar na atmosfera para gerar eletricidade, sendo instalado em locais estratégicos para a captação desse recurso.  

Assim como o gerador solar, o gerador eólico demanda um investimento inicial considerável, tanto em termos financeiros quanto de espaço físico.

Gerador químico

Um dos tipos de geradores de energia considerados comuns, o gerador químico é um dos mais lembrados. Ele tira proveito de uma reação química capaz de liberar energia elétrica para ser usada em diversos aparelhos e dispositivos.

Parece complicado quando esquecemos que as pilhas e as baterias são tipos de geradores químicos. Contudo, esse tipo de gerador é usado para alimentar dispositivos portáteis pequenos e por isso, não é algo muito comum no mercado.

Gerador mecânico

O gerador mecânico funciona a partir de movimentação de engrenagens para produzir eletricidade. São fontes de energia que alimentam infraestruturas urbanas, como casas e indústrias. 

Um exemplo de geradores de energia mecânica são as usinas hidrelétricas, que tiram proveito das quedas d’água para acionar suas turbinas e produzir eletricidade em larga escala.

Como escolher o gerador ideal para atender sua necessidade?

Existem uma variedade de modelos e tamanhos de geradores disponíveis para atender as demandas do mercado. Portanto, é fundamental realizar uma avaliação detalhada para identificar aquele que mais se adequa a suas necessidades. 

Na hora de escolher um gerador, avalie criteriosamente os seguintes requisitos:

  • avalie a potência ideal para a sua demanda;
  • faça uma análise dos tipos de combustível;
  • considere o custo-benefício;
  • avalie se será um gerador estacionário ou para transportar;
  • pesquise sobre a estrutura para os geradores;
  • analise o nível de ruído do gerador;
  • escolha um fornecedor confiável;
  • pense no local para instalar.

A avaliação de todos esses fatores é determinante para ter um gerador que vai atender quando for necessário e sem transtornos. Seja para comprar ou alugar, contar com o melhor gerador é um diferencial relevante para evitar custos e prejuízos.

Nesse contexto, a melhor forma é procurar uma empresa especializada para ter um apoio profissional e facilitar a decisão. Além de itens de qualidade e com a manutenção em dia, para proporcionar uma experiência de uso impecável.

Comprar ou alugar gerador: qual melhor opção para você?

É importante considerar que os geradores de energia têm seus prós e contras. Contudo, foram desenvolvidos para garantir um fornecimento de energia elétrica assertivo e seguro, seja para grandes demandas ou as menores.

Além das constantes dúvidas sobre os tipos de características dos geradores, outro dilema comum é se vale a pena comprar ou alugar.

Como interfere diretamente no planejamento financeiro, é algo que precisa ser avaliado com muito cuidado. Ambas opções são vantajosas por diferentes motivos e auxiliam a ampliar as possibilidades para ter o gerador.

Ou seja, independentemente da situação e objetivos de uma empresa, é possível encontrar a opção ideal para as atividades. Para facilitar as decisões, avalie qual é a frequência de uso do gerador, se é algo constante ou pontual.

Também pense na questão logística, se na região ocorrem muitos apagões e se é preciso ter um equipamento como forma de prevenção.

WGL Geradores: a opção ideal para ter o seu gerador!

Seja para comprar ou alugar um gerador, a WGL é a melhor solução. Com uma expertise de mais de 10 anos no mercado, oferece os melhores equipamentos e um apoio personalizado para encontrar tudo o que você precisa.

A WGL conta com uma diversificada linha de geradores a gás natural, diesel e outros combustíveis, de todos os portes e potências. O que é ideal para situações programadas ou emergências, independentemente do segmento da sua empresa.

As opções de geradores são muitas e com certeza você terá um equipamento perfeito e com o melhor custo-benefício. Organize seu planejamento e conte a WGL para ter um produto confiável e com processos comerciais transparentes.

Como pode se notar, a decisão por um dos tipos de geradores é complexa e cabe a você escolher o mais adequado. Felizmente, você não precisa fazer isso sozinho. Basta entrar em contato conosco para que possamos orientá-lo sobre qual é o gerador mais adequado aos seus propósitos.

Em resumo

Quais os tipos de geradores de energia?

– gerador solar;
– gerador eólico;
– gerador químico;
– gerador mecânico;
– gerador via combustível fóssil;

Como escolher o tipo de gerador?

– avalie a potência ideal para a sua demanda;
– faça uma análise dos tipos de combustível;
– considere o custo-benefício;
– avalie se será um gerador estacionário ou para transportar;
– pesquise sobre a estrutura para os geradores;
– analise o nível de ruído do gerador;
– pense no local para instalar.

O que é melhor, comprar ou alugar um gerador?

Ambas opções são interessantes para ter um bom gerador. Para decidir, basta considerar a frequência de uso, local e os objetivos da empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Posts Relacionados

15/05/2024 Serviços
Compressor é um item crucial para o bom funcionamento de empresas que usa ferramentas e equipamentos pneumáticos. Leia o artigo e saiba como alugar!
08/05/2024 Geradores
O gerador é indispensável para hospitais. Leia o artigo e descubra tudo o que você precisa saber sobre esse item.
24/04/2024 Manutenção
O plano de manutenção é um documento indispensável para o bom funcionamento de máquinas e equipamentos. Leia o artigo e entenda o motivo de sua importância!
17/04/2024 Sustentabilidade
A ABNT NBR ISO 14001 é uma norma internacional que estabelece procedimentos e requisitos para o Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Ela determina tudo que a empresa deve seguir para a implementação de um sistema crite

Dúvidas, orçamentos, e projetos em geradores