Profissional operando um QTA.

QTA: o que é Quadro de Transferência Automática e para que serve?

O uso de grupos geradores é, sem dúvida, uma solução prática e segura para manter o fornecimento de energia de uma empresa. Mas, você sabia que é possível potencializar ainda mais a eficiência do equipamento utilizando um Quadro de Transferência Automática (QTA)?

O recurso permite uma transição suave e automática entre o abastecimento da concessionária e o gerador, em casos de queda de energia. Dessa forma, além de eliminar tarefas manuais, ele minimiza o tempo de interrupção. 

Quer saber mais sobre esta ferramenta? Então continue lendo que vamos explicar o que é QTA, como ele funciona e seus benefícios. Acompanhe!

O que é um QTA e para que serve?

QTA ou Quadro de Transferência Automática é uma ferramenta de automação de carga desenvolvida para acionar os geradores no momento em que há queda de energia. Quando a eletricidade é restabelecida, o equipamento também é responsável por desligar os geradores no mesmo instante.

Em outras palavras, o Quadro de Transferência Automática serve para ligar e desligar os geradores sempre que há necessidade e de maneira automatizada. Assim, não é preciso que um colaborador realize o processo de forma manual e cause atrasos nas operações.

Dessa forma, o QTA otimiza o uso dos geradores, ativando-os apenas quando necessário. Isso resulta em uma economia significativa de combustível e, consequentemente, redução nos custos operacionais.

Como um QTA funciona?

Quando o QTA identifica uma queda de energia em 70%, imediatamente aciona os geradores para que não ocorram interrupções em qualquer atividade. Essa transferência de carga garante que tudo continue funcionando diante de apagões ou outras eventualidades.

Da mesma forma, quando a energia é retomada em 100%, o QTA desliga os geradores automaticamente e evita desperdícios de combustível. Todo o processo do quadro de transferência é automatizado, e os colaboradores não precisam atuar em nenhum momento.

Quais são os componentes do QTA?

O QTA é constituído por diferentes componentes, dentre eles o principal é o monitoramento de transferência. Trata-se de um sistema inteligente que monitora a qualidade da energia proveniente da concessionária. Quando ocorre uma queda na tensão, ele identifica imediatamente a situação e aciona os geradores automaticamente.

O painel QTA também conta com outros componentes, como:

  • sensores;
  • luzes piloto;
  • módulos de controle remoto;
  • disjuntores;
  • chaves de transferência;
  • contatores;
  • relés de proteção;
  • Controlador lógico programável (CLP);
  • bateria;
  • interfaces de comunicação.
  • entre outros.

Por isso, a manutenção preditiva de um quadro de transferência deve ser realizada por profissionais especializados. Observar esse aspecto é muito importante para evitar acidentes graves, que podem causar danos irreversíveis aos colaboradores e à empresa.

Por que o QTA é importante?

Ao utilizar o QTA, as empresas estarão sempre preparadas para lidar com eventualidades, assegurando que suas operações não sejam interrompidas, mesmo diante de problemas na rede elétrica.

Imagine um hospital que depende de geradores para manter suas atividades em casos de emergência. Quando acontecer uma queda de energia, os equipamentos teriam que ser ativados de forma manual, mas com o QTA isso não será necessário.

Diante disso, o uso da ferramenta é importante para que um estabelecimento garanta o fornecimento contínuo de energia.

Quais são as vantagens do QTA?

O uso do QTA é uma prática que traz benefícios importantes, tanto em questões operacionais quanto na segurança em geradores de energia. A seguir, veja algumas vantagens de contar com o equipamento:

  • otimização das operações;
  • melhora a eficiência energética dos geradores;
  • menor tempo para recuperar a energia;
  • reduz o desperdício de combustível;
  • diminui o tempo de inatividade;
  • elimina os riscos de danificar o equipamento;
  • permite atribuir cargas a diferentes circuitos;
  • praticidade e versatilidade.

Nesse contexto, o QTA é um painel elétrico que vai ajudar a manter o fornecimento de energia contínuo e sem grandes interrupções. Como a ocorrência de apagões é comum em muitas cidades, consiste em um importante acessório.

Além disso, quando as operações acontecem em hotéis, hospitais, obras e eventos, o Quadro de Transferência Automática é crucial, pois garante a continuidade das atividades e evita diversos prejuízos financeiros ao estabelecimento, pessoas e equipamentos.

Por todos esses aspectos, contar com um bom QTA é algo muito vantajoso em qualquer situação. É uma facilidade a mais para os colaboradores e proporciona a tranquilidade de manter as demandas mesmo em situações de emergência. 

Como identificar se você precisa de um QTA?

A seguir, veja alguns indicadores de que a sua empresa está precisando de um QTA.

Quedas frequentes de energia 

Para saber se sua situação exige um QTA, é necessário analisar como é a oscilação da fonte de energia primária. Quando há quedas frequentes e os colaboradores precisam ir até o gerador para acioná-lo, é um bom momento para implementar o QTA.

Grau de impacto das interrupções 

Outro aspecto que deve ser avaliado é se poucas horas sem energia vai impactar negativamente as suas operações. Se positivo, é importante ter o Quadro de Transferência Automática para evitar interrupções e problemas maiores.

Oscilação na rede elétrica

A falta e oscilação de energia é uma preocupação constante para muitas empresas e sempre representa perda de tempo e de dinheiro. Por essa razão, alugar geradores e contar com um QTA é uma alternativa que auxilia a garantir as atividades em todo momento.

Atividades sensíveis a interrupções

Empresas que possuem atividades críticas, como hospitais, data centers, indústrias, entre outras, que não podem permitir interrupções no fornecimento de energia, podem se beneficiar do uso de um QTA para evitar qualquer pausa indesejada.

Desperdício de combustível 

Se a sua empresa está enfrentando desperdício de combustível devido a falhas na gestão do fornecimento de energia, é um forte indicativo de que ela precisa urgentemente de um Quadro de Transferência Automática (QTA).

Distribuição de carga

Se a empresa precisa distribuir a carga de energia entre diferentes circuitos ou equipamentos, o QTA pode ser configurado para realizar essa tarefa de forma automatizada.

Lembre-se que para alugar geradores e um QTA com segurança e tranquilidade a melhor alternativa é contar com fornecedores de geradores e experientes. Dessa forma, você terá soluções de qualidade e um suporte técnico preciso para evitar dores de cabeça.

Acompanhe a WGL Geradores nas redes sociais e fique por dentro das novidades!

Gostou de saber como funciona o QTA? O que acha de continuar lendo conteúdos e novidades sobre fornecimento de energia elétrica? Siga nossas redes sociais e fique por dentro de tudo! Estamos no Instagram, Facebook e no LinkedIn!

Em resumo

O que significa QTA na elétrica?

QTA ou Quadro de Transferência Automática é uma ferramenta de automação de carga desenvolvida para acionar os geradores no momento em que há queda de energia. Quando a eletricidade é restabelecida, o equipamento também é responsável por desligar os geradores no mesmo instante.

Para que serve um QTA?

O Quadro de Transferência Automática serve para ligar e desligar os geradores sempre que há necessidade e de maneira automatizada. Assim, não é preciso que um colaborador realize o processo de forma manual e cause atrasos nas operações.

Quais as vantagens de um QTA?

– otimiza as operações;
– melhora a eficiência energética dos geradores;
– menor tempo para recuperar a energia;
– reduz o desperdício de combustível;
– elimina os riscos de danificar o equipamento;
– permite atribuir cargas a diferentes circuitos;
– praticidade e versatilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Posts Relacionados

10/04/2024 Artigos
Como o próprio nome indica, uma torre de iluminação é uma estrutura vertical ligada a geradores portáteis, com lâmpadas instaladas no topo. Trata-se de um dispositivo empregado para iluminar áreas que carecem de l
20/03/2024 Sustentabilidade
O oxicatalisador, instalado no sistema de escape dos geradores, funciona como um filtro, diminuindo as emissões de gases poluentes.
13/03/2024 Geradores
Simples e eficiente, o gerador de energia para residência garante o fornecimento de luz para alimentar a casa durante os apagões.
06/03/2024 Usinas
A crise hídrica surge de extensos períodos de seca, resultando na redução dos níveis dos reservatórios.

Dúvidas, orçamentos, e projetos em geradores